Uma pessoa de personalidade marcante, responsável, perfeccionista, exigente e prestativa. Assim se define a Apóstola do Sagrado Coração de Jesus, Irmã Rosania Cole. Nascida em Ciríaco/RS, no dia 12 de abril de 1970, a religiosa mudou-se muito cedo, juntamente com a família, para Nova Araçá/RS, onde até hoje residem seus pais, Nelson Cole e Oliva Bilibio Cole, que Rosania define como grandes exemplos de vida. “Meus pais são batalhadores e não medem esforços para ver a felicidade dos filhos. Devo a eles muita gratidão pelo testemunho de união, fidelidade um ao outro, espírito de fé e vivência dos valores como elemento indispensável na formação do caráter”, declara.

À frente da Direção Pedagógica do Colégio Sagrado Coração de Jesus de Bento Gonçalves, Rosania afirma que ama trabalhar na área da Educação e colaborar com a formação de futuros cidadãos. Além disso, considera o trabalho na educação uma sublime e nobre missão. Para alcançar seus objetivos, Rosania saiu de casa aos 14 anos e, aos 23, professou seus votos religiosos na Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, momento que ela julga como marcante em sua vida e uma de suas maiores realizações. “Sinto muito orgulho de pertencer à Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Minha profissão religiosa foi um dos meus sonhos realizados!”, diz Rosania. Para ela, uma das palavras mais lindas do dicionário é “Amor” e uma música inspiradora é “Eu sei que vou te amar”, “por que indica fidelidade, compromisso para toda uma vida, independente do estado de vida. É uma música que expressa a importância do amor em seu melhor e mais puro significado. Amar como Jesus amou!”, afirma.

Apaixonada pela vida, Rosania emociona-se ao ver pessoas voltadas para o transcendente, amando a Deus, amando-se, respeitando-se e acredita que “se as pessoas tiverem consciência de que são amadas e queridas por Deus, elas retribuirão amor e, dessa forma, a paz e a harmonia reinarão na humanidade”.