Antes de tudo, é importante que você saiba que existem tecnologias liberadas pela ANVISA, capazes de melhorar sua aparência estética sem cortes, sem cicatriz, sem anestesia e sem lhe afastar do trabalho, muitas destas tecnologias também podem ser úteis em tratamentos para a dor, de modo que, em dadas situações, é possível você tratar dor crônica e melhorar sua aparência estética de modo conjunto.

Tratamentos voltados para melhoria de imagem corporal e facial costumam ver o conjunto da imagem e não apenas pontos isolados, pois nem sempre a alteração estética estará onde você pensa estar. Como exemplo vou usar a relação de imagem existente entre a mama e a barriga. Você pode pensar que precisa de um silicone mamário para aumentar o volume das mamas, porém a imagem da sua mama pode estar relativamente apagada em virtude da projeção anterior da barriga. Vá na frente do espelho e imagine a sua barriga mais para dentro, observe que isso fará com que a sua mama melhore a aparência de projeção, ganhando uma definição melhor e mais equilibrada com a seu desenho corporal.

O mesmo vale para casos em que você imagina que a sua mama é grande. Nestes casos o profissional poderá ter limitação do quanto sua mama poderá ser reduzida e essa limitação será ditada pelo tamanho da barriga, pois esta situação de redução do tamanho da mama poderá salientar, como “ efeito colateral” a sua barriga.

Estes exemplos servem para você entender que ao alterar um ponto do seu corpo ou face, necessariamente você irá alterar os pontos correlatos de imagem, ou seja, não tem como “alterar a imagem da mama sem mudar a imagem da barriga” e vice-versa. Quero lhe mostrar com isso que o importante em todo o tratamento estético, quer seja com cirurgia ou mesmo nos tratamentos sem cortes, é você entender os possíveis resultados estéticos e funcionais do conjunto correlacionado com o ponto alvo de melhoria estética, sob pena de você simplesmente mudar o alvo de foco estético, ou seja, reduzir a mama e ficar descontente com o tamanho da barriga, por exemplo.

É importante também, sempre que possível, pensar em melhorar sua aparência estética de modo associado com a melhora do estado de equilíbrio funcional, mais importante ainda é sempre pensar em não gerar desequilíbrio biomecânico, mesmo que isso possa limitar o êxito de melhoria estética. Quando o assunto for a colocação de silicone, você não pode esquecer que estará colocando seu centro de gravidade para frente, de modo que o volume da prótese terá a limitação da sua constituição física, sob pena de vir a partilhar desequilíbrios biomecânicos correlacionados com dores no futuro.

No caso de barriga saliente, por exemplo, o tratamento estético pode ter reflexo de melhoria funcional em termos biomecânico, podendo servir também para aliviar dores crônicas. Neste caso a alteração pode não ser simplesmente por acúmulo de gordura, pois costuma haver, de modo associado, alteração nos músculos estabilizadores da pelve e da região lombar, de modo a flexionar a pelve e tornar a barriga mais saliente. Nestes casos costuma acontecer rotação compensatória do fêmur, de modo a sobrecarregar joelho, articulação coxo-femural, tornozelo, etc. Se esse estado compensatório não tiver o ganho de mobilidade devida, você poderá ter dores no joelho, coluna lombar e até, quem sabe, cefaléia secundário a mesma alteração. Ao reduzir o tamanho da sua barriga você terá seu centro de gravidade em estado de maior equilíbrio biomecânico, sobrecarregando menos as articulações, o que poderá proporcionar a redução de dores. Assim, podemos ver que os tratamento sem cortes para a melhoria estética da barriga pode também ser usado para tratar dor crônica, pois nas abordagens sem cortes é possível tratar o conjunto muscular associado a disfunção biomecânica, melhorando sua aparência estética ao mesmo temo que melhora um estado de dor.

Portanto, todo o tratamento voltado para melhoria estética, com cirurgia e mesmo os tratamentos sem cortes devem ser vistos como tratatamento de saúde, sendo importante pela melhora proporcionada na auto-estima, o que favorecerá a sua autoconfiança e redução do estado de estresse, favorecendo o seu corpo como um todo de modo a lhe proporcionar uma qualidade de vida pessoal, social e familiar mais equilibrada. Para mais informações a respeito disso, busque um profissional de saúde médico, biomédico, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, etc, e tenha uma vida mais feliz!