Escovar os dentes e manter uma rotina de cuidados diários está muito além do que deixar apenas o sorriso saudável e livre de cáries. Uma boca com os cuidados completos proporciona o funcionamento completo do corpo, afinal os dentes também são parte do organismo. Além de afastar outras doenças, uma higiene bucal correta é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis também são importantes para que a pessoa possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos.

Para o odontologista Rogério Lunelli, diretor da Odontoserra, a medida preventiva já é uma realidade para muitas pessoas. “Muitas vezes os pacientes só vinham ao consultório quando tinham algum problema ou algum desconforto com os dentes. Esse pensamento está mudando. Os pais estão trazendo as crianças para consultas de revisão ou apenas para realizar uma limpeza. Essa atitude é o caminho correto para se manter uma saúde bucal de qualidade”, aponta.

Lunelli também destaca a facilidade das parcerias odontológicas para prevenção e acesso de toda comunidade. “As parcerias são uma vantagem para os pacientes, pois oferecem em um lugar só todas as especialidades necessárias. Além disso, os diferentes profissionais podem trocar ideias sobre os diagnósticos e orientar melhor esses pacientes. Hoje em dia fica fácil ter um sorriso bonito. O dentista é o responsável por possibilitar a terceira dentição através de implantes”, afirma.

 

Cuidados especiais

De acordo com a odontologista Fernanda Molina, da Odontoserra, a escovação correta e o uso de fio dental são duas medidas fundamentais para se prevenir cáries dentárias e doenças gengivais causadas principalmente pela placa bacteriana. “Essa placa bacteriana nada mais é do que uma película esbranquiçada que se aloja na superfície do dente, formada principalmente por bactérias e restos de alimentos. Se essa placa bacteriana não for removida ela se calcifica formando o tártaro”, explica.

Para a especialista, a escovação durante a noite deve ser a mais completa, pois é nesse período que as bactérias se tornam oportunistas e atacam a superfícies dos dentes. “A higiene bucal deve ser feita utilizando escovas dentárias com cerdas macias e pontas arredondadas, e um creme dental que contenha flúor. É importante realizar a técnica de escovação dentária correta e realizar movimentos suaves para evitar ferimento nas gengivas. Pegar a escova como se estivesse pegando uma caneta é uma das dicas para escovar bem os dentes”, complementa.

Alimentação nutritiva

e saúde bucal

Comer diversos alimentos nutritivos não é bom apenas para a saúde geral, mas também para a saúde oral. Algumas vitaminas demonstraram os benefícios na construção de dentes saudáveis como o cálcio ou a vitamina C. “Ter uma alimentação saudável e equilibrada é importante para que o corpo possa assimilar todos os nutrientes necessários. Se a pessoa não se alimenta corretamente e ficar sem esses nutrientes essenciais, a boca poderá estar mais vulnerável a infecções”, explica a dentista.

Fernanda alerta que uma alimentação incorreta pode causar gengivite e cáries, principalmente em crianças que abusam dos doces. Se for inevitável que a pessoa consuma produtos com muito açúcar, é recomendado que seja feito durante as refeições. “Um aspecto positivo é o fato da produção de saliva aumentar durante as refeições, removendo os detritos alimentares da boca. Por isso é interessante que a criança coma o doce todo de uma vez, em uma refeição, e não fique ingerindo durante o longo do dia. Ou seja, alimentos e bebidas consumidas por períodos prolongados entre as refeições podem deslocar o equilíbrio entre remineralização/desmineralização a favor da formação da cárie”, afirma.

A dentista também alerta para o consumo de bebidas e alimentos com bastante corante ou pigmento que podem escurecer e amarelar o esmalte do dente. “Essa questão estética às vezes se sobrepõe aos cuidados com a saúde. Bebidas como café, molho de soja, refrigerantes ou sucos coloridos artificialmente estão entre os que mais mancham”, explica. Para minimizar o problema, o especialista indica fazer bochechos com água logo após a ingestão de certos alimentos e bebidas. Isso ajuda a eliminar o excesso de substâncias capazes de tingir os dentes.