Além dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santos, Bahia e Distrito Federal, a febre amarela, que já teve 42 mortes confirmadas no Brasil este ano, com 555 casos notificados pelo Ministério da Saúde (MS), pode chegar a mais estados brasileiros, o que significa, segundo o próprio Ministério, que o País já vive o maior surto da doença dos últimos 14 anos.

Na vigilância epidemiológica de Bento Gonçalves, o coordenador José Rosa informou que na cidade não ocorreu uma demanda maior de vacinas, justamente por que no município não foram registrados casos de febre amarela desde o final de 2016. “Estamos recebendo doses a cada 15 dias. Quem normalmente busca por esse tipo de imunização é quem está indo viajar para as regiões Sudeste e Nordeste e para este tipo de turista indicamos que sejam feitas as imunuizações 10 dias antes da viagem para que na volta eles não constatem os sintomas”, salienta o coordenador.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde
Os estados notificaram à pasta 568 casos suspeitos da doença. Do total, 430 casos permanecem em investigação, 107 foram confirmados e 31 descartados. Dos 113 óbitos notificados, 46 foram confirmados, 64 ainda são investigados e 3 foram descartados. Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e São Paulo continuam com casos investigados e/ou confirmados. Já Goiás e Distrito Federal descartaram as notificações. Já o caso atribuído inicialmente, como local provável de infecção ao Mato Grosso do Sul, está sendo reavaliado.

Dúvidas

Quem pode receber a vacina?
Crianças com mais de 9 meses de idade, adolescentes e adultos com menos de 60 anos.

E os bebês com menos de 9 meses e os idosos com mais de 60 anos? Como fazer?
Importante saber que para os bebês com menos de 6 meses de idade a vacina é formalmente contraindicada. Em épocas de surtos ( como agora) bebês com mais de 6 meses, se forem viajar ou se morarem em regiões acometidas devem também tomar a vacina. Os idosos com mais 60 anos podem tomar a vacina desde que não apresentem nenhuma contraindicação e desde que as suas condições de saúde permitam. Para isso, o médico deve liberar.

Gestantes podem tomar a vacina?
NÃO! Gestantes não devem tomar a vacina. Exceções são feitas em casos muito especiais, sempre com liberação do médico.

Quais as contraindicações para a vacina?
– Alergia à proteína do ovo
– Bebês com menos de 6 meses
– Pessoas com doenças imunossupressoras ou em tratamento que leve à imunodepressão. Nestes casos, pode haver exceções de acordo com a liberação médica.

Quem não sabe se tomou a vacina ou não lembra quando tomou?
Se for viajar para áreas de risco ou se mora na região acometida, deve tomar mais uma dose.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 1º de fevereiro de 2017.