A 11ª vitória em casa neste ano veio e, com ela, a classificação para a semifinal do Campeonato Brasileiro de Rugby XV. Ao bater a Politécnica no Estádio da montanha na tarde deste sábado, 2 de setembro, o Farrapos se garante entre as quatro principais equipe do torneio nacional e segue sonhando com o título inédito.

Os minutos iniciais da partida assustaram os torcedores do Farrapos. A Politécnica saiu na frente com 13×0 após dois penais e uma try com conversão. O bom público que preencheu as arquibancadas do Estádio da Montanha não se abateu e seguiu empurrando a equipe alviverde, que correspondeu com três tries: Ângelo e Teco, duas vezes. As duas conversões conquistadas deixaram o placar em 19×13 para o Farrapos, o que possibilitou um intervalo de jogo mais tranquilo para os bento-gonçalvenses.

No retorno para os 40 minutos finais, a superioridade dos gaúchos apareceu  novamente. Frison anotou um try e Facundo Flores um drop goal, o que tranquilizou o Farrapos, que passou a atuar com menos intensidade por estar, naquele momento, vencendo com certa folga. A Poli ainda anotou mais um try com Abud e outro de Profeta, mas parou por aí. Placar final: 34×23.

A vitória classifica o Farrapos para a semifinal do Super 8. Pela primeira vez, o Farrapos chega muito próximo de um título nacional. Para chegar a grande decisão do dia 23 de setembro, será necessário passar pelo Pasteur – classificado após vencer o SPAC em confronto emocionante. Por ter terminado da vice-liderança na primeira fase, o time de Bento Gonçalves decide, mais uma vez, no seu estádio – onde segue invicto em 2017.

Teco anotou dois tris para o Farrapos (Foto: Lucas Delgado)

Sobre a vitória, o ponta Teco – autor de dois tries -, afirma que as dificuldades diante da Poli apareceriam em algum momento do jogo. “É uma decisão, o que torna tudo mais difícil, mas enquanto estivemos inteiros fisicamente, dominamos a partida”, explica. O jogador ainda lembra que “em casa, estamos fazendo muito bem o nosso trabalho. Fizemos história a ir para as semifinais”.

O próximo desafio diante do Pasteur recoloca duas equipes que fizeram confronto eletrizante na abertura do Super 8. Na ocasião, o Farrapos venceu por 13×12. Para Teco, o jogo será novamente equilibrado.” É um jogo que tem tudo para ser muito difícil para ambos lados. No primeiro ganhamos por um ponto só. É uma equipe boa e rápida, mas temos muita força para vencer mais uma em casa”. O 3ª linha alviverde, Vini Lunelli, também acredita em um jogo parelho. “Enfrentar o Pasteur sempre significa um duelo pegado, chato. É um time experiente. Porém, neste ano, estamos subindo degraus. Teremos mais esse desafio para fazer uma final de Super 8”, pondera.

Farrapos e Pasteur se enfrentam no Estádio da Montanha no sábado, 16 de setembro. A decisão da outra chave é entre Desterro e Jacareí. As partidas são válidas pela semifinal do Super 8. Se o Farrapos passar, será a primeira oportunidade de vencer o título nacional de rugby.