Na manhã da última segunda-feira, 18 de março, a frente do hospital Tacchini ficou pequena para tanta demonstração de carinho. Cerca de 300 alunos do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles se uniram para cantar os parabéns para a professora de inglês Ivanete Bernardes, que completou 48 anos naquele dia. Os alunos, emocionados, também estavam lá por outro motivo: enviar boas energias e desejar uma rápida recuperação para a professora, que foi diagnosticada com leucemia há quase um mês e encontra-se internada desde então.

Alunos chegando no hospital Tacchini pra homenagear professor

Os alunos chegaram com cartazes, organizaram-se e quando estavam todos a postos, sob fortes aplausos, chamaram pelo nome de Ivanete, que surgiu na janela do quarto, surpresa com o que via. “Eu estava sentada, mexendo no meu celular e ouvi um barulho, mas nunca imaginei que iria receber uma homenagem, até porque os médicos determinaram que não houvesse muitas visitações em função da minha imunidade estar basicamente zerada”, relata a professora.

Lecionando na Escola Cecília há cerca de oito anos e atendendo 20 turmas, Ivanete definiu o dia como de imensa felicidade. “Para ver como a gente nem imagina o quanto somos cercados de pessoas maravilhosas”, diz.

De acordo com a diretora da escola, Susiane Hinnah, a ideia inicial era de apenas alguns professores visitarem Ivanete, mas os alunos ficaram sabendo e fizeram questão de participar da homenagem. “Entramos em contato com o hospital, que também se sensibilizou. Nós mobilizamos as famílias, todas foram avisadas e autorizaram os filhos a participar e dar força, fé e carinho para a professora. O hospital foi muito receptivo, desde a primeira ligação, eles estavam preocupados com a saúde dela, com o emocional, preocupados em saber se o médico autorizaria a homenagem, se ela suportaria essa emoção, mas ela é guerreira, é forte e deu tudo certo”, conta Susiane.

Diretora Susiane Hinnah e professora Ivanete Bernardes

Luta contra a leucemia

A batalha de Ivanete começou dia 27 de fevereiro, quando procurou o Tacchini para fazer uma reconsulta. “Eu vim ao hospital uma semana antes e não detectaram o problema, mas como eu não estava me sentindo bem eu voltei e não sai mais. No dia seguinte fizeram exames e logo saiu o resultado, que foi uma surpresa não só para mim, mas para toda minha família, para todo mundo”, revela a professora.

Ivanete, mãe de uma filha de 12 anos e um filho de 28, está esperando a chegada do primeiro neto. “A minha nora está grávida de sete meses e meio e está de repouso porque o bebe já está querendo nascer. De um dia para o outro minha filha ficou sem a mãe, meu filho, apesar de ser um pouco mais velho, também. Foi um choque muito grande para todo mundo, mas a minha família é maravilhosa, estão cuidando de mim, toda noite alguém dormi aqui comigo e vai dar tudo certo, tenho certeza”, afirma.

A professora deixa de alerta que as pessoas sempre procurem um médico quando não estiverem se sentindo bem. “Eu sempre fui uma pessoa saudável, eu nunca tive histórico de nada, nunca tive problemas de saúde, ou seja, a gente tem que se ligar”, reforça.

Ivanete, que transmite muita calma e fé em suas palavras, já está fazendo quimioterapia e elogia a rapidez do hospital em descobrir seu diagnostico. “Eu tinha sintomas simples para ser uma doença tão séria. Leucemia é uma doença bem invasiva, a quimioterapia é muito forte, tanto que o meu cabelo está caindo, mas eu acho que isso é só um degrau na minha vida, não tenho menor dúvida de que vai dar certo”, expressa.