Sete qualificações em tratamento de água e efluentes serão oferecidas até novembro

A intensa agenda de cursos da Fundação Proamb para a reta final de 2018 ganhou a realização de mais sete qualificações técnicas até novembro – além das quatro já confirmadas para ocorrer entre setembro e outubro. O ingresso desses cursos vem com o respaldo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sendo o campus sede o QG central das aulas.

A aproximação entre as organizações, já conhecida de outrora com a realização de treinamentos, foi estreitada neste ano. Em abril, a UCS organizou o Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente na Fiema, feira voltada à gestão ambiental promovida pela Proamb. “Tanto UCS quanto Proamb enxergaram que havia mais elementos a serem explorados, e uma das demandas era por mais cursos”, diz o professor Lademir Beal, que conduziu os trabalhos do congresso e responde pela coordenação do Mestrado Profissional em Engenharia e Ciências Ambientais na universidade.

Basicamente, os cursos giram em torno do tratamento de água e efluentes, uma área que apresenta uma demanda grande na região, diante do alto índice de indústrias. O primeiro a ser ofertado é o de Dimensionamento de Reatores Anaeróbios, dia 13 de setembro (veja relação abaixo). “Nossa intenção é oferecer cursos de qualidade para capacitar melhor tanto os operadores quanto os profissionais de nível superior”, comenta Beal, que será responsável por ministrar a maioria dos cursos, todos com vagas limitadas.

As inscrições podem ser feitas no site da Proamb (www.proamb.com.br), na aba Educação, com até um dia de antecedência antes do início de cada curso. Há opção de parcelar em até cinco vezes o valor de cada qualificação.

CONHEÇA OS CURSOS

Dimensionamento de Reatores Aeróbios: destinado a capacitar os profissionais de nível superior a dimensionar diferentes tipos de reatores aeróbios, como lodos ativados com nitrificação, lodos ativados com pré-desnitrificação, lodos ativados com pós-nitrificação, sedimentador secundário, entre outros. As aulas ocorrem de 27 a 29 de setembro, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no Bloco V, sala 409

Análise Quantitativa Aplicada ao Tratamento de Efluentes: neste curso, o objetivo écapacitar profissionais para organizar dados, escolher tipos de gráficos adequados e analisar dados utilizando a estatística descritiva. Dias 5 e 6 de outubro, das 8h às 12h, e das 13h30min às 17h30min, no Bloco 71, sala 300

Operação e Microbiologia de Lodos Ativados: capacita profissionais na operação e na análise microbiológica e microscópica de lodos ativados. As aulas ocorrem nos dias 18 e 19 de outubro, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no Bloco 71, sala 300

Aspectos Práticos e Operacionais na Remoção de Nitrogênio e Fósforo: capacita profissionais na operação de estações de tratamento de efluentes para remoção de nitrogênio e fósforo. As aulas ocorrem de 8 a 10 de novembro, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no Bloco V, sala 409.

Reuso de Águas e Efluentes: proporcionar conhecimentos dos princípios básicos de reutilização de águas e efluentes para que seja possível planejar, projetar, executar e operar de forma eficiente unidades de reaproveitamentos de águas pluviais e efluente tratado. De 22 a 24 de novembro, das 8h às 12h, e das 13h30min às 17h30min, no Bloco V, sala 409.

 

Fonte: Exata Comunicação
Foto: Divulgação