Pessoas com cidadania e endereço atualizados estão habilitadas a participar do pleito que ocorre no dia 4 de março

As eleições gerais italianas ocorrem no dia 4 de março e serão o primeiro teste para a nova lei eleitoral aprovada em outubro do ano passado. O processo introduziu um sistema com um terço dos legisladores a serem eleitos pela primeira vez, e dois terços por representação proporcional. Além dos votos no país, pessoas com cidadania ou italianos residentes no Brasil poderão votar e escolher dois senadores e quatro deputados que os representarão em Roma pelo período de cinco anos. Na corrida por uma vaga na Câmara dos Deputados e no Senado italiano, 20 candidatos brasileiros realizam maratonas pela região em busca dos votos dos mais de 14,3 mil eleitores aptos na Serra Gaúcha.

Desde o dia 14 de fevereiro, o Consulado Geral da Itália em Porto Alegre começou a enviar, via Correios, correspondências para aqueles que têm direito a voto no Rio Grande do Sul. Das cerca de 85 mil pessoas com cidadania italiana, em torno de 70 mil estão aptas a votar. Na Serra, 14,3 mil poderão escolher seus candidatos. Conforme a nova legislação eleitoral, para alcançar uma vaga no parlamento, os candidatos precisam conquistar 22 mil votos.

Diferentemente de outros países, os cidadãos italianos que vivem fora da Itália não votam em candidatos representantes das regiões italianas e sim, em pessoas que irão representar os expatriados no Parlamento do país europeu. Desde 2006, os italianos no exterior têm direito a 12 deputados e seis senadores.
Para o embaixador italiano no Brasil, Antonio Bernardini, é importante que as pessoas que possuem direito a voto exerçam o seu papel e que enviem os votos em tempo hábil para encaminhá-los à Itália. “Solicitamos aos eleitores que receberão os envelopes a enviar imediatamente as cédulas votadas ao consulado”, enfatiza.

Quem pode votar

Após o presidente Sérgio Matterella dissolver o parlamento, em dezembro do ano passado, abrindo caminho para as próximas eleições, os italianos que vivem no Brasil e os brasileiros com cidadania italiana que tenham mais de 18 anos podem votar – quem tem entre 18 e 24 anos vota apenas para deputado; a partir dos 25, também é possível escolher os senadores. Cada eleitor brasileiro pode escolher dois deputados e um senador.

O voto é feito pelo correio. Todos aqueles que estão em dia com seus cadastros nos consulados italianos e informaram que residem no exterior receberam as cédulas de votação em casa, acompanhadas de um envelope já com selo para que elas sejam enviadas à representação consular.

O prazo limite para o recebimento das cédulas por parte do consulado é até amanhã, 22, que deverão ser encaminhadas à sede do consulado, na avenida José de Alencar,313, bairro Menino Deus, Porto Alegre.

Candidatos brasileiros

Os partidos com maior número de candidatos que disputam os votos na América do Sul são o PD – ‘Partito Democratico’, o Maie – ‘Movimento Associativo Italiani all’Estero’, a coligação ‘Civica Popolare’, e Usei – ‘Unione Sudamericana Emigranti Italiani’, que inscreveram 12 candidatos cada um. Em segundo lugar a coligação comandada por Salvini, Berlusconi e Meloni, com 11 candidatos inscritos. Concorrem também Unital – ‘Unione Tricolore America Latina’, com candidatos apenas à Câmara; coligação LeU – ‘Liberi e Uguali’, e M5S – ‘Movimento Cinque Stelle’.