Segurança

Delegacia Online do RS registra cerca de 350 mil registros de ocorrência em 2017

Da Redação
Escrito por Da Redação

Os registros de ocorrências da Polícia Civil realizados via internet em todo o Rio Grande do Sul chegaram a 349.471 em 2017. Os números foram divulgados pela delegada titular e responsável pelo portal, Silvia Cristina Sehn. A Delegacia Online foi criada em 2002 com a finalidade de facilitar o acesso das pessoas ao serviço de ocorrências, a Delegacia Online oferece a possibilidade de os registros serem realizados pela internet. Através do site, o cidadão pode comunicar determinados fatos, sem a necessidade de deslocar-se até uma Delegacia de Polícia.

No ano de sua criação, apenas era possível efetuar os registros de perda de documentos e objetos, furto de documentos e objetos e acidente de trânsito sem vítimas. Em 2010, novos fatos foram implementados, ampliando assim o rol daqueles disponíveis. Já em 2016, a Delegacia Online modernizou sua plataforma, facilitando o registro através de dispositivos móveis, em especial, telefones celulares. Nesse período, foram acrescidos mais fatos, totalizando 28 (possibilidades) disponíveis para registro. Uma das novidades dessa modernização foi a possibilidade de anexar imagens e mensagens de texto, permitidas até então somente aos maus tratos contra animais.

Como funciona o procedimento

Após o registro da ocorrência no site, o comunicante receberá um e-mail, em seu endereço eletrônico, informando se a ocorrência foi deferida ou indeferida. O indeferimento poderá ocorrer por falhas no preenchimento ou por relatos, no histórico da ocorrência, de fatos que não estão disponíveis para registro no site. Sendo deferida, a pessoa poderá acessar o site da Delegacia Online, informar o seu número de protocolo e imprimir o boletim de ocorrência oficial com autenticação digital.

De acordo com a delegada Silvia os números de 2017 mostram um crescimento significativo da ferramenta. “Todos os fatos disponíveis no site também podem ser registrados presencialmente em qualquer Delegacia de Polícia. O registro online é uma facilidade oferecida pela Polícia Civil, mas o comunicante pode optar por registrar de forma presencial”, salienta.

Para o Chefe de Polícia, Delegado Emerson Wendt, são inúmeros os benefícios que a Delegacia Online proporciona para o cidadão, como agilidade, comodidade, acessibilidade, segurança e economia, considerando que o registro pode ser feito de qualquer local que se tenha acesso à internet, sem a necessidade de deslocamento a um Órgão Policial. “Todas as solicitações são analisadas por policiais civis, sendo que, normalmente, a resposta ao cidadão ocorre no mesmo dia”, destaca.

Fonte: Polícia Civil RS

Sobre o autor

Da Redação

Da Redação

redacao@jornalsemanario.com.br

Deixe um comentário