A colheita da uva já está sendo organizada pelos viticultores. Porém, a maturação da fruta está atrasada nos parreirais da região, e a colheita apenas deverá evoluir na segunda quinzena do mês. No entanto, fica a expectativa de como será a safra de uva. O presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) Moacir Mazzarollo explica que ainda é muito cedo para avaliar. Porém, ele acredita que a fruta seja
de boa qualidade.
Em 2013, por volta do dia 15 de janeiro, os produtores já estavam colhendo as uvas da variedade Chardonnay de boa qualidade, o que ainda neste ano não aconteceu, aponta o presidente do Ibravin. “Se tudo der certo as variedades precoces neste ano também devem apresentar uma boa qualidade”, projeta. No entanto, está ocorrendo um atraso na maturação da uva.
A ideia é que a partir do dia 25 poderá se ter uma projeção mais precisa da safra deste ano. Um dos motivos do atraso foi a incidência de chuvas no período de floração, seguidas de dias com temperaturas baixas.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 11.