Os seguidores das redes sociais do Bento Vôlei receberam uma preocupante nota na tarde da quarta-feira, 5 de julho. A direção do clube divulgou um comunicado sobre a possível negativa de participação na Superliga Masculina de Vôlei 2017/2018. O motivo seria a falta de apoio financeiro.

Os clubes da principal liga de voleibol do Brasil deveriam confirmar participação até 30 de junho junto à organização. De acordo com a diretoria do Bento Vôlei, a agremiação esportiva fez uma requisição, aceita pela Superliga, para que houvesse um prazo maior. A partir disso, os bento-gonçalvenses ganharam um tempo maior, até o dia 12 de julho. No entanto, é necessário que se tenha a comprovação de um orçamento mínimo – o que o Bento Vôlei não tem.

E é nesse ponto que os problemas iniciam. Segundo o diretor executivo do Bento Vôlei, Rafael Fantin, o Dentinho, a situação é preocupante. “Se fossemos dar a resposta hoje, o Bento Vôlei estaria fora da Superliga. É uma situação muito complicada”, afirma. Ainda de acordo com ele, a tratativa com as empresas está acontecendo a todo instante, já que o prazo está acabando.

Nos outros anos de participação na Superliga, nem sempre havia um montante financeiro suficiente para toda a participação, mas com o orçamento mínimo conseguiram jogar a competição e, ao longo do torneio, juntou-se o restante financeiro. “Nos últimos anos não tínhamos 100% do dinheiro, mas a diretoria abraçava a ideia e assumiu os riscos. Só que agora nem tem como fazer isso. A gente se desiludiu com parceiros públicos e outros projetos que confirmaram o patrocínio, mas agora saíram” explica. Ainda segundo Dentinho, “a diretoria não quer carregar a cruz de endividar o clube”.

A única alternativa para o Bento Vôlei é ir atrás de patrocínios. Para o clube, a preocupação é que não haja tempo hábil de fechar acordos. A nota divulgada serviu para que o problema fosse exposto para os torcedores. “A gente decidiu abrir isso com a comunidade pra que os cidadãos de Bento Gonçalves saibam que estamos passando por um momento difícil e que pode impactar em toda a cidade”, afirmou o diretor executivo. Dentinho ainda se diz frustrado pelo trabalho que é feito pelo Bento Vôlei nos últimos anos. “É bem frustrante. Um balde de água fria. Até por conta das nossas pretensões, pelo nosso crescimento técnico e administrativo. É uma decepção que a gente chegue nesse momento e que não tenhamos o mínimo necessário para dar prosseguimento ao projeto”, lamentou.

O Bento Vôlei tem até o dia 12 de julho para confirmar a participação na Superliga 2017/2018. O calendário inicial prevê o início da competição para 14 de outubro.