Um grupo de 60 profissionais da construção civil participaram no dia 25 de uma palestra com o prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pasin, em uma promoção da Ascon Vinhedos. O encontro, avaliado pelo presidente da entidade, Diogo Parisotto, como altamente produtivo, versou sobre temas ligados ao setor com destaque para o Plano Diretor, assunto que historicamente gera polêmica e requer amplo debate. Ambos estão convencidos de que é preciso rever a Lei Municipal com o envolvimento da população e com o desafio de desmistificar o assunto, tornando-o mais simples de ser compreendido pela sociedade.

Com o compromisso de criar um novo modelo sustentável que gere maior qualidade de vida para a população de Bento, Pasin se propõe a promover um trabalho organizado feito a muitas mãos com foco a médio e longo prazo. “Precisamos garantir que as ações públicas e privadas sejam orientadas por uma política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município, o que requer estudo e discussão. E isso depende e muito do envolvimento da Ascon”, frisou o prefeito, que reforçou a necessidade de organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial e a orientação das prioridades de investimentos.

Para Diogo Parisotto, o evento foi de extrema importância, principalmente pela qualidade tanto dos debates quanto dos temas apresentados. “Este evento serviu para aproximar os associados do Poder Público Municipal, favorecendo um contato pessoal com o prefeito e sua equipe acerca de temas de suma importância para o setor e para o município”, afirmou. Segundo ele, o encontro também permitiu a atualização sobre metas estabelecidas na campanha eleitoral e outros assuntos como o Ipurb e sua gestão, além da própria revisão do Plano Diretor, que foi o principal foco do encontro.

Desde novembro último, a Ascon Vinhedos vem trabalhando na análise do Plano Diretor, para propor alternativas ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb).

O documento, elaborado com embasamento técnico e que deverá ser entregue entre março e abril, é resultado de reuniões abertas promovidas pela entidade. A comissão é coordenada pelo ex-presidente da Ascon Vinhedos, Cedamir Poletto, que sugere, inclusive, a criação de uma maquete eletrônica para ilustrar o plano.