A gravidez é um momento mágico. A força da natureza nunca fica tão evidente quanto nessa hora, principalmente quando a mulher percebe as mudanças físicas que a maternidade começam a produzir em seu corpo. Algumas, como o aumento dos seios – que podem crescer até seis vezes mais! – ou a melhora da pele, são consideradas boas. Outras, como o aumento de peso e o surgimento de estrias e celulite, são encaradas como um mal passageiro.

O corpo feminino foi feito para se adaptar à maternidade. Os quadris vão aumentar cerca de um centímetro para cada lado e a ossatura da região vai abrir espaço para a passagem do bebê durante o parto. A barriga, que vai abrigar a criança por nove meses, pode atingir 10 vezes o seu tamanho normal. Os cabelos ficam mais brilhantes e a pele tende a ressecar, embora não seja incomum o surgimento de acne e algumas manchas escuras. Por isso, nunca deixe de aplicar o filtro solar ao sair de casa.

Quimicamente falando, a mulher irá passar por uma verdadeira revolução hormonal. A progesterona, que aumenta muito durante essa fase, causa fadiga, crises de sono incontrolável e ainda inchaço no corpo. Nessa fase, é também comum os enjoos e as emoções à flor da pele.

A progesterona também causa um afinamento das mucosas no corpo. “O resultado é que elas ficam mais finas e sensíveis”, afirma a ginecologista Rosa Maria Neme, diretora do Centro de Endometriose São Paulo. Por isso, é comum que grávidas desenvolvam um olfato mais apurado durante esse período. Já a parte genital fica mais inchada e lubrificada – não à toa, muitas mulheres relatam que sentem mais desejo sexual durante a gravidez.

O sistema cardiovascular também é sobrecarregado, já que passa a fazer a circulação sanguínea da mãe e do bebê. “É comum a capacidade respiratória da mãe diminuir ao longo da gestação, mas nada que assuste”, afirma a médica. Segundo ela, é comum o aparecimento de varizes principalmente em mulheres com problemas de circulação. Nesses casos, manter atividades físicas pode prevenir e atenuar o problema.

Por fim, nem tudo são flores. A revolução hormonal e todas essas modificações podem deixar a mulher mais suscetível a infecções oportunistas e urinárias. Previna-se mantendo contato com seu médico e realizando o pré-natal da forma indicada por ele.

Fonte: www.meubebe.br.msn.com