Líderes empresariais de Bento Gonçalves estiveram presentes no encontro com o prefeito Guilherme Pasin na noite de segunda-feira, 11, na abertura dos eventos mensais que são realizados pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC), que ocorre tradicionalmente todos os anos, sendo o Chefe do Executivo sempre o primeiro a ser convidado. O prefeito respondeu, durante duas horas, as principais dúvidas do empresariado sobre a evolução sócioeconomica do município. Conforme disse o presidente do CIC, Jordano Zanesco, o objetivo do encontro é aproximar a classe empresarial e fortalecer a união entre a representatividade desses setores. A prova do sucesso deste evento foi a presença de mais de 180 empresários que lotaram o Salão de Eventos da entidade. O ideal de unir o poder privado e o público é um avanço que o CIC de Bento Gonçalves promove, levando as demandas de cada setor à Administração Municipal para descobrir o que o governo tem de sugestões para resolver os problemas.
O prefeito respondeu perguntas sobre saúde, trânsito, impostos, Rua Coberta, creches, segurança pública e aproveitou para reafirmar compromissos já pactuados com cada setor do empresariado em agosto do ano passado, quando, então, era candidato a prefeitura. Na época, enquanto candidato a prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin esteve reunido no CIC, onde salientou como meta de governo a retomada do auxílio moradia aos policiais, o apoio administrativo às polícias, com a cedência de funcionários, a fim de que os policiais possam atuar na rua, a implantação do policiamento comunitário, a criação do departamento de segurança e ação urbana integrada às polícias, além do presídio estadual, e de onde virá o incremento de recursos destinados à segurança. Em virtude disso, a segurança pública foi o principal enfoque debatido no encontro. O prefeito disse que a segurança pública é uma atribuição dos governos estadual e municipal e anunciou a principal novidade: a assinatura do convênio, na próxima semana, de policiamento comunitário inédito em Bento Gonçalves, com a parceria entre Brigada Militar e Polícia Civil.
O Encontro com o Prefeito é uma promoção do CIC/BG e conta com o patrocínio da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Eiffel Citröen. Independente do prefeito e/ou partido político, encontros como este aproximam os setores empresariais do município e quem tem a ganhar é a comunidade, pois a única finalidade é fazer com que a cidade cresça, gerando a oportunidade de todos questionarem o poder executivo sobre quais serão as metas da atual administração para os problemas que o município enfrenta nos últimos anos. São de eventos como este, organizado pelo CIC, que uma cidade necessita para obter mais contato com o poder executivo, tendo a oportunidade de revelar os problemas enfrentados em bairros e no centro da cidade. Esperamos que as metas e as ideias não fiquem somente no papel, para que Bento Gonçalves cresça e evolua em todos os segmentos.