O fluxo de veículos que transitam em Carlos Barbosa passará a ser monitorado pelas câmeras de segurança. O início da fiscalização já tem data para começar: 2 de abril. A informação foi confirmada pela secretaria municipal de Segurança e Trânsito. Primeiramente, o controle será realizado apenas no perímetro urbano. De acordo com a pasta, até o final de março vão ser implantadas 45 placas em diversos pontos do município informando sobre o novo procedimento. Caso haja confirmação da infração de trânsito, para validar a autuação, um agente de trânsito deverá estar acompanhando em tempo real (online) o cometimento do ato infracional.

De acordo com a pasta, o sistema de controle de trânsito por videomonitoramento está dentro das normas previstas pelas resoluções do Conselho Nacionald e Trânsito (Contran).

Conforme a secretaria, o videomonitoramento também servirá para impedir atos de imprudência, vandalismo e direção perigosa nas madrugadas das ruas da cidade. O responsável pela pasta, Grandemelo Rodrigues dos Santos, acredita que é um avanço no sistema de fiscalização de trânsito, levando as pessoas a repensar suas atitudes, servindo como um ato preventivo e principalmente, para reflexão de nossas atitudes diárias. “Precisamos aprender e acreditar que o trânsito somos todos nós e nossas atitudes refletem o que pensamos e esperamos com relação à vida, o bem maior de todos nós”, destaca.

Foto: Daiane Altíssimo