Evento recebeu cerca de 250 participantes, apresentou produtos e debateu o cenário futuro da economia e do setor da construção civil

Os profissionais ligados a construção civil de Bento Gonçalves e região tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos com relação a economia brasileira e o atual panorama do setor durante a sétima edição do Meeting da Construção, promovido pela  Ascon Vinhedos na noite de quinta-feira, 16, no salão de eventos do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). O evento reuniu cerca de 250 pessoas que acompanharam atentamente as perspectivas apontadas pelos palestrantes Patrícia Palermo, Milton Milan e Roberta Aviz.

Realizado anualmente pela entidade ligada à construção civil, o evento abordou questões relevantes ao setor, com temas do panorama econômico, cenários e perspectivas e cases de sucesso. Conforme o presidente da entidade, Adriano De Bacco, com as mudanças constantes no mundo digital, os empreendimentos precisam acompanhar o processo de evolução e transformação e o evento é propício para tal fim. “O Metting da Construção é muito importante, pois a cada ano os cenários mudam, as pessoas crescem profissionalmente e as empresas cada vez mais buscam conhecimento, segurança, produtividade e lucratividade, necessárias para a subsistência e crescimento de nossos empreendimentos”, afirma.

Durante a noite, o momento econômico atual norteou os trabalhos das palestras. Segundo Patrícia Palermo, economista, autora de livros, consultora, professora e palestrante, que apresentou aos presentes a temática “As certezas e incertezas do Brasil no cenário político e econômico e seus impactos no setor da construção civil”, apontando o impacto das decisões de política econômica, atuais e passadas, sobre a dinâmica da economia, bem como as perspectivas de curto e médio prazo para a economia brasileira. Para ela, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o que vai acontecer no futuro e para isso, buscam instrumentos que auxiliem na preparação de todo o processo. “Precisamos tentar entender esse cenário e sobreviver a ele”.

Outro aspecto apontado por Patrícia está voltado às eleições de outubro. Segundo ela, o cenário está totalmente indefinido e semelhante ao processo de 1989. Ela aponta que o próximo gestor vai precisar realizar as reformas que aguardam votação no Congresso, entre elas, a da previdência, que segundo Patrícia, deve ser reformada, pois com a mudança na constituição das famílias e o aumento da expectativa de vida do brasileiro, o sistema precisa ser mudado. “Hoje, nós temos um sistema de repartição simples. Ninguém deposita o dinheiro em uma caixinha e depois retira pra si. Todo o dinheiro que depositamos hoje está sendo sacado momentaneamente para pagar quem já está aposentado. E hoje, os saques são muito maiores do que a gente deposita e isso irá crescer cada vez mais”, aponta. “Um governo só conseguirá fazer investimento se ele tiver as suas contas equilibradas”, afirma.

Ainda, durante o Meeting, o engenheiro Civil Milton Milan apresentou brevemente o projeto para a criação de um novo conselho municipal, intitulado Conselho Municipal para Estudos Diretrizes e Projetos – CEDIPRO,  que nasceu em decorrência do evento “O futuro da minha cidade”, realizado em abril pela Ascon e com a parceria da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que terá o objetivo de criar diretrizes para políticas de incentivos, divulgar empresas e produtos de Bento, promoção de fóruns, identificar problemas na cidade e instituir câmaras técnicas para debater o futuro de Bento Gonçalves nos próximos 20 anos. “Nós temos que abranger todas as áreas e pensar em um conjunto total para que a cidade realmente cresça”, afirma. O modelo utilizado será baseado em um Conselho já existente na cidade de Maringá, no Paraná.

Finalizando a programação, a especialista em Políticas Sociais e Mestre em Ciência da Informação, Roberta Aviz abordou o tema “Transformação Digital nas Empresas”, que mostrou a mudança no mundo sob o olhar dos negócios que também passam por constantes alterações. A palestrante apresentou alternativas para as empresas da construção civil realizarem a transformação digital em suas organizações. “Hoje estamos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. E por estarmos em uma era exponencial, onde o crescimento não segue uma linearidade, tudo vai mudando e precisamos estar atentos para não ficar de fora do cenário”, revela.

Fotos: Emerson Ribeiro