Segunda edição iniciou com participação expressiva de compradores interessados em negociar com as mais de 300 marcas nacionais e internacionais presentes
A 2ª edição da Wine South America abriu na tarde de quarta-feira, 25, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, apresentando números que reforçam o posicionamento de maior feira do setor vinícola na América Latina e com presença de público que surpreendeu a organização. A expectativa de fechamento de negócios na ordem de R$ 10 milhões é ancorada pelo crescimento de 20% no número de expositores e incremento de mais de 130% no número compradores convidados. O primeiro dia da feira registrou o dobro de profissionais visitantes na comparação com o mesmo dia da edição anterior, que compareceu para conhecer as novidades e negociar com as 300 marcas nacionais e internacionais presentes.
Durante a cerimônia de abertura oficial, Marcos Milaneze, diretor da Milanez & Milaneze, empresa realizadora do evento, se referiu à feira como a principal plataforma de negócios do vinho na América Latina. Milaneze pontuou o propósito de criar um ambiente favorável tanto para o fechamento de negócios quanto para o acesso ao conhecimento e network. “Esse crescimento já nesta segunda edição se deve ao empenho do setor, ao fato de ser realizada no estado que é responsável por 90% da produção de vinhos no Brasil e também por fazer com que os compradores possam conhecer grande parte das vinícolas, visitar as regiões enoturísticas e vivenciar a emoção atrás do rótulo”, resumiu.
O representante do Grupo Veronafiere, Alessandro Giolai, seguindo a mesma linha de Milaneze, também destacou a consolidação da Wine South America, enfatizando o crescimento do número de expositores internacionais nesta segunda edição.
O gerente Regional Serra do Sebrae RS, Cláudio Peiter, apresentou alguns números do apoio da entidade às micro e pequenas empresas na feira: o Sebrae é parceiro na realização dos projetos Comprador e Imagem (press trip), e dos estandes coletivos de micro e pequenas vinícolas dos estados do Rio Grande do Sul – com 29 vinícolas, e de Santa Catarina, com 14 empresas.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, lembrou de algumas conquistas setoriais nos últimos meses, como o fim do regime de Substituição Tributária no RS e a própria realização de uma feira internacional na Serra Gaúcha. “O objetivo agora é unirmos força para o desenvolvimento do setor e em pautas importantes que estão prestes a acontecer, como o fim da ST também em São Paulo e em outros estados que são grandes mercados para o vinho gaúcho”, sinalizou.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Rui Irigaray, representando o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou a criação de um fundo de R$ 40 milhões para o financiamento de máquinas e equipamentos para o setor vitivinícola, por meio do Badesul. “Com a abertura de mercado devido ao acordo entre Mercosul e União Europeia, é preciso investimento em tecnologia para que o vinho brasileiro seja ainda mais competitivo”, disse. O secretário comemorou a abertura do escritório da Apex- Brasil no RS, anunciada ontem (24), durante evento na Fiergs em Porto Alegre. “São ações em sincronia que ajudam a desenvolver esta cadeia produtiva, fomentam o turismo e fortalecem as políticas de apoio ao setor vitivinícola”, afirmou.
Por sua vez, o analista de Negócios Internacionais da Gerência de Agronegócios da Apex-Brasil, Alberto Carlos Bicca, resgatou como o projeto Wines of Brasil ajudou no desenvolvimento da qualidade do vinho brasileiros nas últimas décadas. “A exportação faz com que as empresas se tornem mais competitivas também no mercado interno”, destacou.
Na segunda edição da Wine South America a participação de vinícolas brasileiras está ainda mais expressiva com produtores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia.
A adesão de produtores internacionais também é recorde, em razão de a feira estar sediada no maior país da América do Sul e com o maior potencial de consumo do continente. Além do Brasil, outros 12 países estão confirmados no evento, com destaque para os espaços da Argentina, do Uruguai, e do Chile reforçando o posicionamento da Wine South America como o maior evento profissional do setor no continente latino-americano e principal plataforma de relacionamento entre o mundo do vinho e a América do Sul.
Outros setores também têm destaque na Wine South America. O Azeite Experience – Salão do Azeite apresenta as últimas novidades do setor de olivicultura e o Spirits Brasil – Salão de Cachaça e Destilados é a vitrine para o mercado de bebidas destiladas e cachaças.
Ingressos podem ser adquiridos antecipadamente, por meio do site www.winesa.com.br, ou no local, durante o evento.
Fonte: Assessoria de Comunicação Wine
Fotos: Augusto Tomazi