O momento do desfralde é um marco na vida do bebê, e implica em muitas adaptações na rotina familiar. Para iniciar esse processo, é preciso observar se a criança está pronta fisiológica e psicologicamente.
6 sinais de que sua criança está pronta para o desfralde
O processo de desfralde vai além da idade ou de fatos isolados no dia a dia do bebê: é importante que os responsáveis entendam as etapas do desenvolvimento infantil para então identificar quando começar de fato o desfralde na rotina infantil. Para isso, fique atento a alguns fatores.
1. Controle dos esfíncteres
Esfíncteres são as estruturas do corpo responsáveis por controlar a eliminação de xixi e cocô, e o seu domínio é um dos indícios mais importantes para saber quando começar o desfralde.
Um dos sinais de que seu filho adquiriu esse controle é sua capacidade de subir 5 ou mais degraus de uma escada sem se apoiar em nada. Outro indicativo é o fato de suas fraldas ficarem um bom tempo limpas, além de fazer xixi de uma vez, e não aos poucos.
Porém, o controle dos esfíncteres é adquirido gradativamente, e cada criança o desenvolve no seu próprio tempo. Essa capacidade está associada a fatores biológicos e sociais, e somente a partir dos 5 anos de vida, caso a criança ainda faça xixi “sem querer”, é necessário consultar um profissional.
2. Incômodo com a fralda suja
Outro sinal de quando começar o desfralde é quando a criança demonstra incômodo com a fralda suja. Esse é um momento oportuno para mostrar que existe uma opção muito mais confortável, como ir ao banheiro antes de sujar a fralda.
Mas vale ressaltar que esse fato isolado não quer dizer que, de um dia para o outro, a família pode começar o desfralde. É importante checar os demais indicativos para que o processo seja tranquilo para ambas as partes.
3. Imitação
A imitação é uma grande aliada no ensino-aprendizagem de uma forma geral no universo infantil, e ela também traz benefícios no processo de desfralde.
Sempre ouvimos como as crianças aprendem mais pelo exemplo do que pelas palavras. No desfralde não é diferente: vendo os pais, irmãos ou colegas usando o vaso sanitário, a criança tende a imitá-los, o que a incentiva a fazer a mesma ação.
Esse fenômeno é inclusive uma questão de identificação com essas pessoas, promovendo sensação de pertencimento ao grupo.
Isso pode ser um estímulo extra para que o desfralde aconteça de forma tranquila, mas não espere que logo de cara seu filho saia usando o vaso com facilidade. Aqui, vale pensar sobre a possibilidade de introduzir o assunto, mostrar situações parecidas e nomear o local, por exemplo.
4. Ficar sentado por alguns minutos
Esse comportamento é algo esperado desde muito cedo, mas a capacidade de ficar sentado no penico é adquirida com o tempo e requer atenção e concentração.
Se o bebê é muito agitado, procure formas de auxiliá-lo enquanto estiver no penico. Algumas opções são: apresentar um livro para bebê sobre o assunto, brincar de rabiscar ou desenhar.
5. Idade para desfralde
Especialistas apontam que as crianças tendem a estar prontas para o desfralde diurno a partir de 1 ano e meio de idade, porém muitas delas só estarão prontas depois dos 3 anos.
É importante ressaltar que a idade é apenas um dos fatores, não o mais relevante e nem deve ser considerado de forma isolada para iniciar o desfralde.
Uma criança de 2 anos pode mostrar-se pronta, mas isso não quer dizer que as que começam o desfralde aos 3 anos estão atrasadas. Não se prender unicamente à idade e estar atento aos sinais comportamentais e psicológicos é o mais importante.
Ter uma conversa com o pediatra da criança pode ser importante nesse processo, a fim de compreender mais sobre cada fase de desenvolvimento e remover expectativas criadas para esse momento.
6. Saber nomear o xixi e o cocô
A sua criança já sabe diferenciar quando está fazendo xixi e cocô ou até mesmo o que é cada um deles? Saber nomear é mais um dos sinais para iniciar o desfralde e esse assunto pode começar muito antes dos demais pontos citados aqui aparecerem.
Introduzir o assunto a cada troca de fralda auxilia a criança na compreensão dos fatos, bem como no processo de fala. Por isso, quando o tópico do desfralde começa a aparecer, é importante observar se seu pequeno já sabe nomear as partes do próprio corpo, assim como seu xixi e cocô.
Fonte: Blog Leiturinha
Foto: Reprodução