O Internacional terá um desfalque importante no retorno do Campeonato Brasileiro, que retorna no dia 12 de julho. O zagueiro Vitão foi punido com dois jogos de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após declarações contra a arbitragem na derrota para o Corinthians, no dia 3 de maio, na Neo Química Arena.

Com isso, o jogador está fora das partidas contra Vitória e Ceará. A suspensão chega em um momento delicado, já que o Inter ocupa a zona de rebaixamento na tabela do Brasileirão e busca se recuperar na competição.

Além da punição ao zagueiro, o clube foi multado em R$ 3 mil devido ao atraso na volta do segundo tempo naquela mesma partida. O Internacional informou que irá recorrer da decisão. Por outro lado, o volante Bruno Henrique, que também havia sido denunciado, acabou absolvido.

Na ocasião, após a derrota por 4 a 2 para o Corinthians, Vitão fez críticas duras à arbitragem:

— Aqui tem de jogar sempre contra 12. Nunca o que o Bruno Henrique fez era para o segundo amarelo. No gol anulado, o Yuri Alberto já tinha cartão e devia ser expulso, mas é normal. Teve o lance do Wesley que o VAR nem chamou para olhar. Bota esse árbitro cagado, vai ser sempre assim. É 11 contra 12 nessa porcaria! — disse o zagueiro.

O relator Alcino Guedes decidiu reclassificar a denúncia, que inicialmente se enquadrava no artigo 243-F — ofensa à honra —, para o artigo 258, que trata de conduta contrária à disciplina ou à ética esportiva.