A atualização de uma nota técnica divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen) e pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), prorrogou, até o dia 6 de maio, a suspensão de visitas nas penitenciárias do Rio Grande do Sul. A medida ocorre após verificação de informações quanto ao avanço da pandemia do novo coronavírus no estado. Mesmo sem as visitas presenciais, apenados e familiares poderão participar da modalidade de televisita.
O documento atualizado prevê que a visita feita por equipamentos de vídeo auxilie na diminuição do distanciamento entre o preso e familiares, ocasionado pela suspensão das visitas presenciais. Até o momento, três penitenciárias já possuem o sistema de visitas online (Penitenciária Estadual do Jacuí, Penitenciária Estadual de Canoas e Penitenciária Estadual de Porto Alegre).
Conforme a assessoria da Susepe, o modelo virtual de visitas também deverá ser implantado no Presídio Estadual de Bento Gonçalves, mas ainda não há prazo para que o serviço seja iniciado.
Foto: Susepe / Divulgação