Joslani Didone
Hoje depois de tantos anos estou convencida de que não existem clientes difíceis, porém existem aqueles que nos ensinam coisas que nunca vamos aprender com clientes bonzinhos. O lado bom de ser vendedor, além do aprendizado, é o número de histórias que a gente coleciona pelo fato de ter inúmeras oportunidades de conviver com pessoas de diferentes níveis, culturas, credos. Há muitos anos atrás quando iniciei minha carreira de vendedora numa cidade pequena, quase lá no fim do mundo “Vila Rica” (dizem que quem bebe a água da Vila para a Vila volta, será mesmo?). Lá eu trabalhava de domingo a domingo e amava atender cada cliente, mas tinha duas em especial: Marisa filha de um fazendeiro que vinha quase todos os dias, comprava uma roupa nova e fazia questão de sair de lá vestida e levava a usada na sacola e, Dona Cleuza e suas meninas, essas sim compravam muito e tinham um gosto muito refinado, afinal era a dona do Bordel da cidade. Quanto mais eu vendia, mais meu salário aumentava e eu corria atrás dos meus sonhos com a mesma pressa que se corre atrás de um ônibus. Ninguém saia da loja sem comprar algo e, a cada dia eu ia me tornando uma vendedora melhor, até meu vestido de noiva eu vendi, por uma boa causa (queria comprar uma tv). As más línguas dizem que meu casamento não deu certo por conta dessa venda. O tempo foi passando e vim para Bento Gonçalves e a vida de vendedora continuou só que desta vez atrás de um telefone. Tem o lado bom, a pessoa do outro lado não vê minha cara de decepção quando ouço um não, porque no começo eu sofria com os “nãos” e o jeito era pensar como um boleto, afinal um boleto sempre vence, quem nunca passou por isso não sabe o que é sofrer… Mas cada não transformado em sim tem o valor dobrado. Muitas pessoas pensam que “vender” é o mesmo que “falar” mas um bom vendedor sabe que ouvir é a parte mais importante do seu trabalho. O cliente vem sempre em primeiro lugar, depois o produto e o bom atendimento é muito mais importante do que a venda. A preguiça é algo que não combina com o vendedor, pois a venda não pode acabar no momento em que o negócio foi fechado. É preciso manter o contato com cada um deles e uma pitada de humor na hora de buscar a motivação faz bem para todo mundo, e o que meus olhos não vêem os clientes me contam, não é mesmo senhor Alberto Luchese lá do Barracão, quantos anos que nos falamos e recentemente além de aceitar continuar sendo meu cliente me contou que o Carlet falou de mim: “É senhor Josué eu fico sabendo de quase tudo”. Então voltei no tempo e lembrei que há uns 27 anos atrás o senhor me desafiou dizendo: “venha até minha empresa que fecho dois contratos anuais”. Claro que fui de carona com o Ferrugem (obrigada Ferrugem!!) e cumpriste o combinado. Quero lhe dizer que estar comigo até hoje senhor Josué é algo que não tem preço mas um valor enorme… minha eterna gratidão e pode continuar falando de mim, bem ou mal mas fale de mim… Tem pessoas que a gente sempre vai lembrar com o coração sorrindo… não há dúvidas de que a vida é muito melhor quando a gente da risada, falando com o senhor “Laurindo da Cruz” ele me disse que quem manda na casa dele é ele, mas eu sei que ele sempre compartilha tudo com a Dona Eunice (essa sim uma grande mulher) escolhestes uma boa esposa e uma ótima mãe para seus filhos… conhecer a Eunice pela reportagem feita pelo Jornal Semanário foi muito gratificante e volto a dizer, já tinha minha admiração agora ainda mais, estava sendo sincera quando lhe falei que sua imagem representa: bondade, humildade e um coração gigante…és um exemplo de pessoa e, aquele nosso café um dia desses precisamos tomar…nas minhas histórias do dia a dia que são tantas que precisaria do jornal inteiro para contar… O importante não é ganhar, o que importa é competir sem perder nem empatar, não é aquilo que a gente junta e sim o que a gente espalha. Ter um cliente satisfeito vai além de usar técnicas de comunicação, aproximação ou atendimento. Depende muito mais de um sentimento genuíno de querer bem ao outro.E por falar em sentimento quero deixar aqui meu abraço especial a Lucí Salvador que me deixou emocionada recentemente pelo carinho, pelas palavras e também pelo chocolate que fez questão de me enviar…saiba querida LUCI que pessoas como a senhora deveriam ser eternas, tantos anos comigo, nunca me abandonastes…não há palavras que possam descrever minha gratidão. Todos os dias nas minhas preces eu agradeço por cada pessoa que tive a oportunidade de conhecer, que comigo estão todos esses anos e, nos dias sombreados lembro do sol que existe em mim, se a vida me desafia tenho que dobrar a aposta, pois normalmente as oportunidades estão disfarçadas de trabalho duro, é por isso que algumas pessoas não as reconhecem. Então todas as vezes que a vida te der uma rasteira, pegue a coberta tire um cochilo e depois vá em busca de seus sonhos, lembre se que o Google maps não pode te ajudar a encontrar um rumo na vida. (Descubra o seu rumo)Pois falta de direção não falta de tempo é o problema, todo mundo tem dias de 24 horas. Então vamos fingir que todas as pessoas que você conhece estão andando por aí com uma placa no pescoço que diz: “Faça eu me sentir importante” e você terá muito sucesso, não somente em vendas mas na vida.