Com as novas tendências, o município se adapta, abrindo o mercado para novos clientes

Nos últimos anos, o comércio on-line tem experimentado um crescimento significativo em Bento Gonçalves, refletindo uma tendência global impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais.
Uma parcela de 16% do volume total de vendas do comércio no Brasil veio de canais digitais como sites, aplicativos e e-mails no primeiro trimestre de 2024, indica pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre). Essa participação, diz o estudo, aumentou pelo quarto trimestre consecutivo. O percentual era de 15,5% nos três meses imediatamente anteriores (outubro a dezembro de 2023).

O patamar de 16% é o maior para as vendas digitais desde o segundo trimestre de 2021 (21,2%). À época, as restrições de mobilidade provocadas pela pandemia de Covid-19 prejudicavam o consumo nas lojas físicas.

O percentual mais recente (16%) supera com folga o registrado nos meses anteriores ao início da crise sanitária, em 2020. A parcela digital era de 9,2% no pré-pandemia.

Conforme a pesquisa, o desempenho no primeiro trimestre de 2024 foi puxado pela alta dos negócios digitais no chamado varejo restrito, com destaque para a atividade de livros, jornais, revistas e papelaria. Esse aumento pode ser associado à compra de materiais escolares para a volta às aulas, diz o FGV Ibre.

Daniel Amadio, Presidente do Sindilojas Regional Bento e Vice-presidente Setorial da Fecomércio RS, compartilha insights importantes sobre essa transformação. Amadio explica que a disseminação da internet permitiu às empresas reduzir a distância entre a produção e o consumidor final, eliminando etapas da cadeia de venda e acelerando a entrega de produtos. “Aqui em Bento Gonçalves, não foi diferente dos demais centros comerciais e sentindo que os novos canais de venda estavam diminuindo suas operações, se obrigaram a ajustar seus negócios, antes de mais nada conhecendo esse mundo, para depois ajustar para esse mercado. Se por um lado perde-se vendas por causa do digital, por outro se abriu um novo mercado, muito maior de possíveis clientes,” afirma Amadio. Ele ressalta que, apesar de algumas vendas terem migrado para o digital, abriu-se um mercado maior e mais diversificado de potenciais clientes.

No entanto, o desafio é duplo: por um lado, os comerciantes precisam adentrar os canais digitais e dominar todas as fases de uma venda on-line; por outro, não podem negligenciar seus estabelecimentos físicos, que oferecem experiências únicas ao consumidor tradicional. “O comerciante deve conquistar o mercado digital sem esquecer do seu negócio físico, que continua atraindo consumidores pela experiência que proporciona,” destaca Amadio.

Muitos comerciantes em Bento Gonçalves estão buscando se atualizar quanto a essa nova forma de comércio. “Nem todos estão aderindo, pois alguns são mais conservadores e preferem manter seus métodos tradicionais. No entanto, aqueles que desejam explorar novos mercados utilizam entidades representativas como fonte de informações e ferramentas para essa transição,” observa o presidente do Sindilojas.

O processo de adaptação ao comércio digital geralmente começa com a utilização das redes sociais. “As redes sociais são a primeira forma de acesso ao comércio digital, proporcionando um relacionamento mais personalizado com o cliente,” diz Amadio. Ele explica que, ao obter bons resultados, os comerciantes podem explorar Marketplaces e vitrines virtuais para divulgar seus produtos e gerar vendas. Com sucesso, podem considerar a criação de um site próprio que contemple toda a operação comercial.
Para aqueles que querem continuar investindo em experiências presenciais, as redes sociais são utilizadas para demonstrar as atividades diferenciadas que realizam, atraindo consumidores para os estabelecimentos físicos. “O desafio maior, motivado por uma tendência atual de mercado, obriga o comerciante lado adentrar os canais digitais”, explica.

Daniel Amadio também deixa uma mensagem importante aos consumidores da Serra Gaúcha: “Prestigiem o comércio local, pois somente ele pode reverter suas vendas em tributos que permanecem na localidade, melhorando os serviços ofertados à população. Sobretudo agora, após sermos atingidos por uma tragédia, precisamos nos recuperar o quanto antes para voltar à normalidade que todos desejam”, conta.

O crescimento do comércio on-line em Bento Gonçalves não apenas reflete uma adaptação às mudanças tecnológicas, mas também uma evolução contínua para atender às necessidades de um mercado consumidor cada vez mais diversificado e exigente.