A temporada de final de ano em Bento Gonçalves, tradicionalmente marcada por maior movimento no comércio e intensificação das campanhas de varejo, trouxe um ritmo diverso de resultados para lojas e consumidores. Iniciativas locais, como o sorteio da campanha Bento Natal Premiado, distribuindo R$40 mil em vales-compras entre consumidores, movimentaram vitrines e estimularam a compra presencial em dezenas de lojas da cidade, com quase meio milhão de cupons participantes da promoção.
Helenir Bedin, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG), avalia que o desempenho das vendas de final de ano no comércio local ficou dentro das expectativas de crescimento moderado. Segundo ela, o movimento confirmou o cenário projetado pelo setor. “Com resposta do consumidor e resultados próximos ou ligeiramente superiores aos do ano anterior, em linha com a confiança já demonstrada nas pesquisas de intenção de Natal, quando mais de 65% dos lojistas projetavam vendas iguais ou maiores que em 2024”, ressalta.
Para Daniel Amadio, presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) Regional Bento, o mês de dezembro é visto como o melhor resultado do ano. “Em 2025 tivemos um incremento de 8,1% no RS com um volume total de 257 bilhões de reais em vendas. Devemos considerar que em 2024 tivemos eventos climáticos adversos, que provocaram retrações e que necessitaram de reposição de produtos necessários”, pontua.
Helenir menciona que, de forma geral, as vendas presenciais atenderam o público. “O movimento nas lojas físicas, de modo geral, atendeu às expectativas, favorecido pela injeção de recursos na economia, trazida pelo pagamento do 13º salário. Em muitos casos, o comércio eletrônico teve influência positiva, funcionando como complemento das lojas físicas”, frisa.
O presidente do Sindilojas destaca que esse período costuma ser decisivo para o caixa das empresas. “Com a injeção do décimo terceiro salário e também em algumas empresas a participação nos lucros, o incremento de recursos é muito grande na economia, sabemos que muitos ainda esperam essa renda extra para quitar suas dívidas, porém a maior parte vai para o consumo, nesse período”, menciona Amadio.
Vendas online
Segundo ela, as vendas digitais estão ganhando espaço nos estabelecimentos locais. “Com uso intensivo de WhatsApp e redes sociais, ajuda o trabalho de vendas no varejo”, menciona.
O presidente do Sindilojas vê que essa mudança de consumo não é de agora. “O e-commerce respondeu por 26,2% das preferências de compras, se comparado com as lojas de centro (61,6%) ainda parece inferior mas vem num crescente e que acende um sinal de alerta ao empresário do varejo gaúcho, o omnichannel como estratégia para seu negócio, tendo vários canais de vendas à disposição do consumidor”, orienta.
Produtos mais procurados
De acordo com Amadio, o destaque no varejo restrito ficou com os: “artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos”. Ele também salienta o forte movimento registrado em mercados e hipermercados, além do bom desempenho de produtos alimentícios, móveis e eletrodomésticos. Por fim, ressalta a expansão observada nos setores de tecidos, vestuário e calçados.
Ações
Helenir destaca as ações realizadas pelo CDL-BG durante as épocas de final de ano. “A campanha ‘Bento Natal Premiado’ e o concurso de vitrines, certamente cumpriram papel importante nesse cenário. A campanha de Natal incentivou as compras no comércio local, com mais de meio milhão de cupons participantes, além de injetar diretamente R$40 mil em compras para os estabelecimentos participantes. Assim, a CDL-BG cumpre seu propósito associativista de fomento aos associados e, consequentemente, valorização coletiva.”, destaca a presidente.
Preparação dos lojistas
Amadio acredita que as vendas de final de ano trouxeram alívio aos empresários. “O empresário que teve esses resultados, foi o que soube administrar seu negócio, na hora da compra junto aos fornecedores, para não inchar os estoques e também teve facilidade na compra dos produtos, para garantir um preço final bom, pois estudos apontaram que o preço é o principal fator de decisão do consumidor na hora da compra”, observa.
Ele destaca ainda que as vagas temporárias, tradicionalmente ampliadas nesse período, podem resultar na atualização do quadro funcional e no fortalecimento da força de trabalho. Além disso, ressalta que o maior período destinado às compras exige planejamento antecipado e também favorece melhores condições de negociação junto aos fornecedores.
Black Friday e Natal
O presidente destaca que a junção desses dois períodos e a proximidade entre eles contribuíram para que as pessoas se organizassem melhor para as compras. “Isso aumenta o período de compras e torna mais elástico o prazo, evitando fluxo muito grande em pequenos períodos, o famoso ‘deixar para a última hora’, pois com as diversas formas de pagamento à disposição do consumidor, ele não precisa esperar receber para comprar, pode se planejar com tranquilidade”, observa.
Perspectiva
Amadio destaca que a era digital está cada vez mais presente no comércio e vem transformando a forma de atuar das empresas. “Elas facilitam e muito a vida dos empresários, mas exige mudanças de comportamento e aprendizagem, entendemos assim que pode ficar parado no tempo, quem não buscar soluções atuais e implantar imediatamente no seu negócio. O Sindilojas busca constantemente oportunidades de acesso aos seus associados justamente preocupado com a sustentação das empresas”, finaliza.
Helenir destaca que para o CDL este início de ano, o comércio local está com otimismo moderado. “Diante de um 2026 que se apresenta desafiador: um cenário de eleições, que impacta diretamente a confiança do mercado, seja para investimentos ou consumo, diante das incertezas da política e economia; um calendário com diversos feriados em dias úteis, que diminuem o tempo de ‘portas abertas’ do comércio, e pulverizam os recursos do consumidor, entre os principais fatores”, salienta.
Diante disso, ela orienta aos comerciários a agilidade na adaptação necessária dos clientes. “São aspectos que a CDL-BG considera fundamentais para tirar proveito das oportunidades que surgirem, especialmente com a promulgação de iniciativas que favoreçam o empreendedorismo local”, frisa.
Segundo ela, dentre essas iniciativas, está a campanha Liquida Bento. “Estamos preparando para fomentar as vendas no mês de fevereiro. Essa é uma entre diversas ações que realizaremos durante o ano com o objetivo de fomentar a colaboração entre os comerciantes, fortalecer a identidade do comércio local e criar um ecossistema que beneficie todos os envolvidos. Com um foco em inovação e na adaptação às novas tendências de consumo, a CDL-BG está preparada para um início de ano de muito trabalho”, conclui Helenir.
Amadio menciona que a expectativa do Sindilojas é de uma expansão estadual de 2,7%, índice ligeiramente superior ao projetado para o cenário nacional, mesmo diante das preocupações com a inflação e com os rumos da política econômica em um ano eleitoral. “O crescimento do PIB representa mais renda disponível e mais confiança do consumidor. É um crescimento modesto porém sendo positivo sempre é uma boa notícia. O consumo deve ser mais resiliente, pois como o comércio está passando por mudanças e os consumidores devem se adaptar às novas possibilidades de compras. Haverá um destaque para o turismo e os serviços pois deverão impulsionar as vendas”, finaliza.