Banheiros públicos deveriam ser sinônimo de apoio, conforto e acessibilidade em espaços coletivos. Em Bento Gonçalves, porém, o que se vê em diferentes praças do município. É um cenário marcado por abandono, portas fechadas e estruturas que, de tudo, não atendem à população.
Em uma visita realizada pela equipe de reportagem, foi possível constatar de perto a realidade desses espaços: sanitários sem manutenção adequada, restrições de acesso e condições que comprometem a experiência de quem circula pelas áreas centrais e de lazer.

Praça Dr. Vico Barbieri

Praça localizada no centro da cidade, na rua Júlio de Castilhos, entre as ruas 13 de Maio e Horácio Mônaco. Ao ser analisada pela equipe de reportagem, observamos que:

As marcas do vandalismo ficam evidentes nas paredes do banheiro, tomadas por pichações
O banheiro apresenta vazamento na descarga, com água escorrendo pelo piso. Para conter o problema, um pedaço de papelão foi improvisado como filtro, enquanto a porta enferrujada completa o cenário de descuido

Praça Dr. Walter Galassi

O local fica localizado na esquina das ruas General Osório e Marechal Floriano, no centro da cidade. Segundo Adir Antônio Basso, morador da cidade, o maior desafio do espaço é a segurança. “Como é que alguém vai entrar lá? É fácil molhar os tênis, sentir cheiro de urina e outras coisas, além do risco constante de ser assaltado”, ressalta o morador. Além disso, a equipe observou alguns aspectos:

Água espalhada pelo chão, possivelmente causada por um vazamento
Banheiros sem portas e lâmpadas queimadas

Praça Padre Rui Lorenzi – Praça das Rosas

O vaso sanitário está sem tampa e sem assento; a porta encontra-se enferrujada; não há papel higiênico nem sacola de lixo
Água vaza pelo chão ao redor da pia, comprometendo a higiene e a segurança do banheiro, mas com boa iluminação

Opinião de frequentadores

Apesar do cenário de degradação, as opiniões dos usuários são variadas e, por vezes, surpreendentes. A percepção sobre a condição dos locais não é unânime, e as sugestões para melhoria refletem diferentes pontos de vista sobre a responsabilidade e o uso desses espaços.
Para Daniel da Silva, morador do bairro Municipal, os banheiros estão em boa conservação, porém há uma questão a ser melhorada. “Única questão para melhorar é o papel higiênico, que não tem nos banheiros”, pontua.
De acordo com Ari Piovesana, os banheiros do município estão em boas mãos. “Estão bem cuidados, as mulheres vêm aqui e limpam, elas são nota 10, e os problemas são as pessoas que frequentam, deixam sujo. Elas limpam e eles voltam”, exemplifica.
Rogério da Rosa, morador da cidade há 30 anos, oferece uma perspectiva histórica sobre a situação. Ele relata que os banheiros públicos eram, no passado, locais inabitáveis, frequentados por pessoas que dormiam lá, o que tornava seu uso impossível para a população. Ele reconhece a melhora atual e, sobre a ausência de papel higiênico, adota uma postura pragmática: “Quem deve carregar é a própria pessoa, eu sempre tenho no bolso”, aconselha.
Gandir Pelegrine vê os banheiros públicos como um serviço essencial para a cidade. No entanto, ele sugere uma abordagem mais organizada para garantir a funcionalidade e a segurança dos espaços. “Aqui deveria ter uma pessoa das 6h às 18h direto, onde cada pessoa pudesse pagar um real para utilizar. Ter um chaveiro, só ganha a chave se pagar e assim com papel também”, expressa.
Já para Jaimir Zalamena, depois que a prefeitura tirou os delinquentes do local, melhorou bastante. “Está bem conservado agora, organizado, limpo”, destaca o morador.

A posição da municipalidade
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Volnei Tesser, afirma que a limpeza dos banheiros públicos é uma prioridade, realizada de maneira contínua. “A equipe é própria da Prefeitura e conta com apoio de mão de obra contratada por empresa terceirizada”, esclarece.
Em relação a falta de segurança questionada por Basso, o secretário observa que durante o horário de funcionamento, a equipe da SMMAM realiza atendimento e monitoramento nos locais. “Os banheiros passam por inspeção semanal e recebem limpeza diária, assegurando a manutenção das condições de uso”, afirma.
Ao ser questionado sobre a falta de acentos, tampas e papel higiênico, ele conta que os locais são alvos de vândalos e furtos, comprometendo assim as instalações. “Em torno de cinco meses atrás, todos os banheiros receberam reforma, sejam nas suas pinturas, nas trocas de equipamentos”, explica o secretário.
A iluminação é de responsabilização da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, na qual realiza os reparos. “As restaurações são realizadas sempre que detectada a necessidade, garantindo a reposição rápida da iluminação”, enfatiza Tesser. Em relação ao investimento, o secretário afirma que o município destina R$ 312.330,00 anualmente para a manutenção e o funcionamento dos banheiros públicos.

Orientação
O secretário orienta que as pessoas que avistarem vandalismo nos banheiros públicos de Bento Gonçalves, porem realizar uma denúncia por meio da Ouvidoria Municipal, no telefone 162. “Quando identificados os autores, são aplicadas as medidas administrativas e legais cabíveis”, finaliza.

Fotos: Caroline Menegassi