Entre quinta-feira, 15, e domingo, 18, três importantes espaços públicos de Garibaldi sofreram severos danos devido a atos de vandalismo e furto. A Praça da Ermida, a Piccola Garibaldi e o Parque da Fenachamp foram alvo de pichações, cortes de fios e roubo de fiação elétrica, prejudicando o funcionamento das áreas afetadas.
Na Praça da Ermida, recentemente revitalizada, os danos foram significativos. Segundo o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Francisco Giordani, os criminosos cortaram os cabos da rede elétrica que alimentam o chafariz, comprometeram o funcionamento das fontes ao jogar detritos nelas e picharam os muros ao redor do deck e do banheiro. A equipe de segurança está analisando as imagens das câmeras de monitoramento para identificar os responsáveis e tomar as medidas necessárias para reparar os danos e buscar ressarcimento pelos prejuízos.
No Parque da Fenachamp, o furto foi mais devastador. Mais de 400 metros de fios e cabos de rede elétrica foram levados, impactando a infraestrutura do parque e comprometendo a operação dos sistemas elétricos. A perda da fiação elétrica exige uma rápida resposta para restaurar o funcionamento adequado das instalações e garantir a segurança dos visitantes.
Na Piccola Garibaldi, também foram registrados casos de pichações, que adicionam à série de danos enfrentados pelos espaços públicos da cidade. A administração municipal está empenhada em restaurar os locais afetados e reforçar a segurança para prevenir futuros atos de vandalismo.
“Estamos utilizando as imagens das câmeras de segurança para identificar os autores dos crimes e assegurar que eles sejam responsabilizados”, destacou o secretário Francisco Giordani. A recuperação dos danos e a segurança dos espaços públicos são prioridades para o município, que se compromete a investir na restauração e manutenção das áreas afetadas.
A administração local solicita a colaboração da comunidade para fornecer informações que possam auxiliar na identificação dos criminosos.
Foto: Divulgação