Medida passa a valer em 1º de maio
Bento Gonçalves deverá adotar o uso obrigatório de máscaras a partir do dia 1º de maio. A informação foi confirmada pelo prefeito Guilherme Pasin, na noite de sábado, 25, durante live. Quem descumprir o decreto, que será publicado na segunda-feira, 27, poderá sofrer desde advertência até multa. A ação integra o planejamento contra a disseminação do Coronavírus na cidade.
Conforme Pasin, com a abertura gradual do comércio e a vida voltando a um novo normal, é necessário que as pessoas tenham a consciência de que o vírus não acabou e a transmissão comunitária ainda ocorre na cidade. Justamente por esses fatores, o prefeito reitera a utilização de máscara, principalmente durante as saídas pela cidade. “A vida vem voltando a um novo normal, compreendemos que precisávamos flexibilizar algumas situações, mas, os cuidados precisam ser redobrados”, explica.
Segundo o chefe do Executivo, com a publicação do último decreto, ordenando que a população fizesse o uso massivo de máscaras, é necessário que a partir de agora, a proteção seja utilizada como hábito.
De acordo com o prefeito, a orientação é utilização das máscaras de pano (tecido algodão), confeccionadas manualmente, que devem ser higienizadas corretamente, conforme orientações do Ministério da Saúde.
A fiscalização ainda não foi definida pela administração. No entanto, Pasin disse que quem não cumprir estará sujeito a multas cujo valor será vinculado à Unidade de Referência Municipal (URM), que vale R$ 138,81 neste ano. A possibilidade é de que a punição seja de meia URM (em torno de R$ 70), caso o munícipe seja flagrado pela primeira vez. Se o descumprimento ocorrer novamente, o valor deverá aumentar conforme conforme a reincidência.