Debater as Políticas Públicas e as estratégias de Promoção do Destino foi o tema proposto para o 8º Fórum Municipal de Turismo realizado na tarde desta quarta-feira, 10 de setembro, na Fundação Casa das Artes. Dezenas de pessoas acompanharam os debates.
O primeiro painel do evento foi ministrado pelo professor do MBA e coordenador no Núcleo Internacional da ESPM Sul, Christian Tudesco. O palestrante abordou a temática “Como o ambiente digital influencia comportamentos de consumo no século XXI”. Em sua fala, o palestrante destacou que as empresas devem estar atentas ao comportamento social, pois ele reflete no comportamento de consumo. “O consumidor de hoje tem muito mais informação. Além disso, o consumo coletivo informa a qualidade dos produtos e serviços”, pondera. Esta reflexão se remete ao uso de das mídias sociais pelas empresas.
O Fórum contou com a apresentação do case “Vinícola Aurora: Mídias Sociais”, pelo coordenador de Mídias Sociais da Cooperativa Vinícola Aurora, Rodrigo Arpini Valério. Os participantes puderam conhecer como a empresa utiliza das redes sociais para a promoção de seus produtos.
O ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci foi responsável por abordar a temática “Gestão Pública e Turismo”. Em sua fala relatou como o município desenvolve ações para promover o turismo desde o ano de 1959. Segundo ele, a proposta é trazer para a cidade eventos e consequentemente e liga-los ao nome de Gramado, além de mobilizar a população para aderiram a proposta sem perder a característica de cidade pequena.