A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Bento Gonçalves agora conta com a Sala Lilás, um espaço exclusivo e humanizado para o acolhimento de mulheres em situação de violência. A iniciativa foi viabilizada pela Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi.

Atendimento especializado e prioritário

A Sala Lilás oferece um ambiente seguro e acolhedor, proporcionando atendimento médico privativo, empático e prioritário para as vítimas. As mulheres podem buscar o atendimento de forma espontânea ou por encaminhamento do Centro Revivi, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) ou da Brigada Militar.

Após o atendimento inicial, o profissional de saúde é responsável por emitir um comunicado de suspeita de violência, acionando a rede de proteção e garantindo suporte psicológico, jurídico e social à vítima.

A Sala Lilás integra uma rede de proteção que busca interromper ciclos de violência e oferecer condições para que as vítimas reconstruam suas vidas com apoio multidisciplinar.

Para denúncias e acolhimento, o Centro Revivi pode ser contatado pelos telefones: (54) 3055.7420 ou (54) 99132.8148.

Foto: Divulgação