*Por Alan Scomazzon
Bom dia, queridos leitores. Espero encontrá-los bem, ainda que a palavra “bem” possa parecer inadequada diante dos eventos trágicos que recentemente abalaram nosso querido estado, especialmente a nossa amada Serra Gaúcha. Hoje, escrevo não apenas como presidente da Ascon Vinhedos e empresário da construção civil, mas também como cidadão comprometido com o desenvolvimento de nossa pujante região.
Infelizmente, testemunhamos a perda de vidas, o desalojamento de muitas pessoas e a destruição de lares e negócios, deixando um rastro de sofrimento e desespero. Este momento, de perdas irreparáveis, nos confronta com uma escolha inevitável entre a inércia e a ação. A dor pode paralisar, mas é a ação que nos move para a frente. E é exatamente essa ação, essa força coletiva, que temos visto emergir com vigor na nossa região.
Não é apenas sobre reconstruir infraestruturas, mas também sobre restaurar a esperança e o espírito comunitário. Para tanto, destaco o papel fundamental do Movimento Unidos por Bento, liderado pelo CIC BG e outras importantes entidades, somadas ao Município de Bento Gonçalves, que têm liderado os esforços de recuperação onde coube à Ascon Vinhedos a tarefa de reconstruir pontes, pontilhões e passagens pluviais. Esses grupos estão no coração do nosso renascimento, mostrando que a união faz, de fato, a força.
Para reconstruir de maneira eficaz, é crucial garantir a mobilidade. Abrir vias e reconstruir pontes são prioridades nesse momento. Como alguém que vive e respira o setor da construção, sei que temos o conhecimento técnico necessário para criar soluções mais seguras e sustentáveis. Mas isso requer esforço coletivo, que envolve o poder público, a iniciativa privada e a conscientização e participação ativa da sociedade civil.
Além disso, devemos aproveitar novas tecnologias e métodos de construção, que permitem uma reconstrução mais rápida e eficiente. A inovação será aliada nesta jornada, assim como a solidariedade de todos, pois o espírito comunitário mostrou-se mais uma vez pilar fundamental para a superação e esse é o verdadeiro valor do nosso povo, que mesmo diante da adversidade, encontra forças para se unir e reconstruir.
Juntos, podemos transformar essa dor em oportunidade de crescimento e aprendizado, construindo uma Serra Gaúcha mais forte e preparada para os desafios do futuro. A tragédia que vivemos é um chamado à ação, e cabe a nós responder com determinação e responsabilidade.
Vamos seguir em frente, unidos pela esperança de dias melhores, e certos de que, com esforço e solidariedade, seremos capazes de superar qualquer adversidade.
Um forte abraço a todos! Que sejamos resilientes e que tenhamos um futuro mais seguro. A Serra Gaúcha renascerá, mais forte e unida do que nunca.
*Presidente da Ascon Vinhedos