Convênio entre o setor público e privado proporcionará a ampliação de dependências de unidades educativas
Mais uma novidade para a educação bento-gonçalvense foi divulgada nesta semana. Agora, por meio de uma parceria entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS)/UCS Bento Gonçalves e Prefeitura, irá possibilitar a abertura de vagas para 200 alunos do 6º ao 9º ano, dos turnos da manhã e tarde, sendo uma cessão de uso da Escola Municipal de Tempo Integral São Roque. O termo de fomento foi assinado na manhã desta terça-feira, 18, nas dependências da universidade e prestigiado por lideranças e secretários municipais, educacionais, empresariais e vereadores.
Intitulado de ‘Educação para o futuro’, o projeto pedagógico é considerado inovador, e permitirá que os alunos estudem em espaços do Campus da UCS Bento. A universidade fará a cedência de 10 salas de aula, auditório, ginásio, laboratórios de informática, biologia e física com técnicos e secretaria.
O plano pedagógico, professores, merenda, direção e outras ações permanecem a cargo da Secretaria Municipal de Educação (SMED). O município realizará o repasse de R$ 1.255.250,00 referente à reforma da cozinha – de acordo com as normativas de educação – cessão de uso do espaço, equipamentos, projeto pedagógico, espaço maker, horta escola e escola para vida.
Conforme a secretária de Educação, Adriane Zorzi, essa parceria vem somar na qualidade educacional do município. “É momento de agradecer essa parceria. Sabemos o quanto é importante, na visão do prefeito e de nossa caminhada como secretaria, a valorização da educação e hoje temos a possibilidade de iniciar esse trabalho. Com isso, os alunos maiores (dos anos finais do ensino fundamental) podem usufruir do espaço da universidade”, comenta.
O vice-reitor da instituição de Ensino, Odacir Graciolli, enfatiza que essa proposta é de suma importância, tanto para a UCS quanto para a comunidade. “A educação é nossa bandeira e queremos poder contribuir mais, já que é instituição comunitária. Enxergamos nessa parceria a oportunidade de desenvolver um papel junto a comunidade. Então, queremos contribuir para formar pessoas melhores em todas as dimensões que a educação exige, seja na questão técnica do conhecimento em si, mas também nas abordagens social, ambiental, ética e respeito ao ser humano”, pondera. Conforme Graciolli, tanto estudantes da escola quanto da universidade ganharão com a iniciativa. “Se apropriando, de uma certa forma, destas turmas para desenvolver e aprimorar os projetos pedagógicos inovadores, pois as turmas estão aqui dentro, então, alunos de diferentes cursos, que vão fazer um estágio, têm a oportunidade de interagir com esses estudantes”, destaca.
O impacto dessa iniciativa será positivo. “Temos uma expectativa muito boa de que estes 200 estudantes vão sair diferentes. Nós temos a estrutura para atender os nossos alunos, mas ela fica, de certa forma, ociosa em uma parcela do tempo. Desta forma, o espaço será melhor utilizado. Entendemos que dá um trabalho gigante fazer a gestão de todo esse processo, mas é algo que vale a pena, pois o fruto, a sementinha dentro de cada uma dessas crianças não tenho dúvida que vai gerar pessoas melhores e de sucesso lá na frente”, enfatiza.
O reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, revela que o principal objetivo é atender a comunidade. “Temos um campus maravilhoso, que está a serviço da construção do conhecimento. Uma formação qualificada vai gerar um empresário, um profissional liberal, um cientista. Nós, enquanto universidade, com a estrutura do conhecimento e essa parceria com a comunidade, através da prefeitura, não vai ter erro”, salienta.
A primeira-dama, Cláudia Remus, representou o prefeito, Diogo Siqueira, na apresentação do projeto. Para ela, que é professora, é gratificante poder proporcionar iniciativas como essa aos estudantes. “Essa parceria é de uma satisfação imensa. Quando se investe em educação, a gente evita gastos em segurança pública. Esse tipo de investimento a gente não enxerga os resultados de forma imediata, para todo investimento feito em educação, o resultado vai vir mais adiante. Tenho certeza que nesse ambiente as crianças serão muito felizes, aprenderão imensamente, e da forma mais concreta possível, com os laboratórios onde a gente vivencia. Então é só gratidão e desejo muito sucesso às famílias que terão seus alunos aqui em tempo integral. Com este projeto, estaremos sanando uma deficiência de vagas e para os alunos é um ganho imenso”, conclui.