Ingresso está previsto para o segundo semestre de 2025
Em um importante movimento de expansão da sua oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu, a UCS Bento abre inscrições para os processos seletivos dos programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e Mestrado Acadêmico em História. Ambos os cursos são institucionalizados, aprovados e recomendados pela CAPES, reforçando o compromisso da Universidade com a formação qualificada de profissionais e pesquisadores.
O período de inscrições segue até o dia 30 de junho, no caso do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, e até o dia 9 de julho para o Mestrado em História. Os interessados devem realizar a inscrição por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site ucs.br, acessando a aba Ensino > Mestrado e Doutorado e selecionando o curso desejado. Para ambas as opções, é necessário anexar cópia do CPF ou da CNH, além do currículo Lattes atualizado. No caso específico do Mestrado em História, também é exigida a apresentação de uma Carta de Intenções. Os editais completos de cada processo seletivo estão disponíveis nos respectivos links dos cursos no site da UCS.
Voltado a professores, pesquisadores e profissionais da educação, o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática proporciona uma formação sólida, integrando fundamentos teóricos e metodológicos à prática docente nas áreas de Ciências, Matemática e afins. “Dentro da grade curricular do curso, buscamos proporcionar ao mestrando condições para refletir, investigar e aprimorar o fazer pedagógico, incentivando a geração de produtos educacionais inovadores que contribuam com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Trata-se de uma proposta alinhada às demandas da educação contemporânea, com o objetivo de formar mestres capazes de transformar realidades educacionais e contribuir para uma sociedade mais justa e crítica, por meio de um ensino de qualidade”, destaca o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa), professor Odilon Giovannini Junior. O processo seletivo para ingresso no PPGECiMa será conduzido por uma Comissão de Seleção, composta por docentes indicados pelo Colegiado do Programa. A seleção será realizada em duas etapas: avaliação documental e entrevista individual.
O Mestrado em História, que começou em 2013, é um programa consolidado como referência nacional ao aliar pesquisa e prática. “Um elemento distintivo do PPGHIS é seu compromisso com a formação cultural de seus estudantes. Ao longo do curso, os mestrandos e doutorandos são incentivados a pensar a História como um campo de reflexão crítica sobre as relações entre memória, identidade, cidadania e cultura”, cita o coordenador do PPGHIS/UCS – Dr. Roberto Radünz. A formação possui parceria com espaços como como o Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC) e o Núcleo de Apoio ao Ensino de História (NAEH), permitindo acesso a acervos especializados e oportunidades de prática profissional.
O processo de seleção para ingresso no PPGHIS, conduzido por Comissão constituída por três professores que integram o Corpo Docente Permanente do Programa, além do Coordenador, e compreenderá em análise dos documentos do Currículo Lattes/CNPq, da carta de intenções e entrevista. As formações estão com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025. Para mais informações, entre em contato com a UCS Bento pelo (54) 99923-0601
Mestrado em Engenharia de Produção também é oferta na UCS Bento
Com processo seletivo em fluxo contínuo na UCS Bento, o mestrado profissional em Engenharia de Produção é focado em desenvolver métodos que ensinam o aluno a resolver problemas. O curso é profissional, ou seja, mais direcionado ao mercado de trabalho, com foco na aplicação prática de conceitos avançados em estratégias e modelagem de sistemas produtivos e de qualidade. Coordenador do curso, o professor doutor Odacir Graciolli, comenta que o mestrado dá uma formação científica para os alunos resolverem problemas práticos. “Desenvolvemos alunos para que eles tenham o conhecimento do processo, do método de como resolver problemas, pensar e executar soluções”, destaca. Entre os temas abordados pelos alunos, estão planejamento estratégico da produção, otimização de recursos e custos, logística e cadeia de suprimentos, implementação de tecnologias emergentes, gestão da qualidade total e certificações e normas técnicas. Mais informações estão disponíveis na página http://www.ucs.br/ppgep
Foto: Paula Larentis