O Rio Grande do Sul consolidou-se como o segundo estado do Brasil que mais recebeu turistas estrangeiros nos primeiros cinco meses de 2025, ficando atrás apenas de São Paulo. De acordo com dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o crescimento foi notável: 94,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
O estado acolheu 1,17 milhão de visitantes, quase o dobro dos 603 mil registrados no mesmo período de 2024. Em São Paulo, o número foi ligeiramente superior, com 1,19 milhão de janeiro a maio deste ano.
Segundo o Secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Henrique Nuncio, o município sentiu diretamente o reflexo positivo desses números. “Temos entre os principais turistas estrangeiros, advindos de países como: Uruguai, Itália, Argentina, Portugal, Espanha, Peru, Colômbia e Venezuela”, salienta Nuncio.
O município tem intensificado a expansão de suas promoções em outros países, gerando um crescente interesse. “O trabalho de promoção do nosso destino para outros países vem ocorrendo há algum tempo, intensificado nos últimos anos com ações em outros países. Estamos trabalhando diretamente com a Secretaria de Estado e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), criando ações internacionais, abrindo mercado na Europa. Quanto aos países sul-americanos, também viemos nos apresentando através de feiras focadas no segmento”, explica o secretário.
A prefeitura de Bento Gonçalves, em parceria com a Embratur e a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR/RS), realiza ações específicas para promover seus produtos e inserir o município em grandes feiras do setor. Além disso, há promoções pontuais como Fam Tours e Press Trips, focadas no público-alvo.
Enoturismo em destaque e fluxo crescente
Bento Gonçalves, reconhecida como a Capital Nacional do Vinho, tem no enoturismo seu grande diferencial. “Somos um polo indutor do turismo nacional, o que gera visibilidade dentre o mercado emissor europeu e latino-americano. A procura se dá muito por nossa diversidade, mas o enoturismo acaba se destacando ao público, este que por sua vez, possui característica de conhecer novos destinos, gerando assim um fluxo emergente para nossa cidade”, enfatiza Nuncio.
Ao abordar o panorama turístico de Bento Gonçalves e a crescente atração de visitantes estrangeiros, o Secretário de Turismo reforça as particularidades que tornam a região um destino atraente: “Possuímos características em nosso turismo, como de natureza/aventura, enoturismo, turismo nostálgico, esportivo, vasta gastronomia e slow travel. Também salientamos o turismo ferroviário. Visualizamos também a melhora na economia de países vizinhos, com valorização de sua moeda. Percebemos a busca destes em nosso Estado, principalmente no período de férias durante o verão, e com isso estamos fortalecendo nosso destino como ótima opção para eles”, afirma o Secretário.
Para o Secretário de Turismo de Bento Gonçalves, os números atuais de visitação refletem o sucesso do trabalho conjunto entre a pasta e o trade local, especialmente no que se refere à atração de turistas estrangeiros em períodos de alta temporada. “Sentimos principalmente no período de férias, ou seja, no final e metade do ano, com maior visitação por parte de estrangeiros. Já possuímos eventos consolidados, sendo eles de negócios, esportivo e de lazer, que já é trabalhado em nosso portfólio, quando promovemos nosso destino. Hoje os números existentes já correspondem ao trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves e todo o trade”, afirma.
Deslocamento
De acordo com o Secretário, a chegada de turistas a Bento Gonçalves ocorre majoritariamente por via rodoviária, impulsionada pela proximidade com Uruguai e Argentina, principais mercados emissores que utilizam carros e ônibus. Apesar de o aeroporto internacional mais próximo ser em Porto Alegre, a administração municipal está explorando o aeródromo local como um potencial facilitador para o turismo. A intenção é diversificar as opções de chegada e aproveitar ao máximo a infraestrutura existente para otimizar o fluxo de visitantes.