Ao pesquisar sobre os lugares para conhecer em sua viagem a Gramado, você vai encontrar muitas opções, e outras tantas poderão passar em branco. É por isso que sua pesquisa te traz a lugares únicos, e muitas vezes escondidos, como é o caso do Ninho das Águas.
Com o objetivo de atrair pessoas que busquem por atividades de ecoturismo, este lugar é um deslumbre, o que possibilita que você entre em contato diretamente com a natureza, além de te levar às melhores fotos da região.
Contudo, se você não está procurando por ecoturismo e quer somente uma aventura para conhecer melhor o que, de fato, é a Serra Gaúcha, o Ninho das Águias com certeza vai te encantar.
Por isso, preparamos esse review sobre o passeio, que pode tomar algumas horas de seu dia, mas que com certeza serão muito bem aproveitadas com o visual que você vai encontrar.
Primeira dica: vá para ver o nascer ou o pôr do sol.
O que é e como funciona?
Com um mirante de 590 metros de altura, o Ninho das Águias é o ponto de encontro de todo paraquedista que quer curtir um bom ponto de impulso na Serra Gaúcha. E isso significa que você vai encontrar diversos corajosos e aventureiros por aqui.
Na estrada que liga Nova Petrópolis a grande parte da Serra Gaúcha, a BR 116, em uma fazenda você vai encontrar o cenário perfeito para curtir a vista.
Dali, diversas pessoas saltam de asa delta, e entre março e novembro, há inclusive campeonatos de voos de paraglider, com prêmios aos mais corajosos e vencedores.
Movimentado, apesar de não ser uma atração turística repleta de atividades, é bem provável que você se sinta motivado a saltar. Quem sabe não se anima para fazer um curso e pular em sua próxima visita à região?
O que esperar e como aproveitar melhor?
Não espere um parque completo, com estrutura elaborada e diversas atividades para você passar o dia. O intuito é justamente te apresentar um lugar para curtir a natureza e a vista espetacular.
Porém, é fundamental que você saiba que não passará dificuldades ou apertos, pois há um quiosque com sanitários, internet gratuita e até mesmo uma estação meteorológica próxima.
Além disso, você pode beber e comer bem, pois há uma lanchonete cumprindo a função de salvadora da pátria dos viajantes de plantão que não comem há horas e precisam de um lugar para ir ao banheiro.
Para aproveitar melhor, então, deixamos uma dica para você curtir o Ninho das Águas sem pressa, apreciando o momento, tirando belas fotos, se alimentando e se hidratando bem. Ou seja, para não perder a viagem.
Após um dia em Gramado ou Nova Petrópolis, conhecendo a cidade, certifique-se de que seu almoço será bem servido, pois você precisará disso para a sua viagem não dar nenhum problema. O almoço é o divisor do dia: ele separa os passeios da manhã e da tarde.
Aproveite a cidade para conhecer algum lugar depois de comer e, quando estiver próximo do pôr do sol, algo que você pode ver em seu celular, vá para o Ninho das Águias. Tente chegar ao menos uma hora antes, para se preparar.
Se familiarize com o local, beba ou coma, se precisar, e escolha um ponto para sentar e apreciar a vista. E espere. Este é o momento em que uma boa companhia faz toda a diferença.
O pôr do sol vai começar a surgir e você terá uma daquelas vistas cinematográficas que ficará na mente por anos. Após escurecer, você tem até as 20:00 horas para curtir a vista, então aprecie as estrelas sem moderação.
Onde fica e qual é o horário de funcionamento?
Localizado em Nova Petrópolis, o Ninho das Águias fica na BR 116, uma das principais do país, na altura do km 18, entrando na Fazenda Pirajá.
Assim, fica muito fácil aproveitar sua ida ou vinda a Nova Petrópolis, se estiver em Gramado ou não. Mas lembre-se de que é preciso aproveitar alguns momentos no lugar para não achar que perdeu a oportunidade.
Seu horário de funcionamento é das 08:00 às 20:00 horas, então, apesar de não dar para curtir o nascer o sol, o final do dia é uma excelente pedida para aproveitar a vista.
É única e com certeza, haverá diversas pessoas curtindo também, então não se preocupe com a possibilidade de encontrar um lugar vazio e isolado.
O Ninho das Águias vale a pena mesmo? Conheça os prós e contras
Visitar um lugar como o Ninho das Águias pode ser um desafio, pois é preciso ir especificamente para ele, apesar de ficar na estrada que liga muitas das cidades da Serra Gaúcha.
Caso você não seja tão fã de ecoturismo ou tenha encontrado a bela vista que queria em outra parada, este lugar não precisa ser, necessariamente, uma obrigação.
Por outro lado, se você quer mesmo conhecer a região, a natureza abundante e a vista espetacular podem te surpreender mais uma vez.
Ou seja, seja quantas vezes você tiver visitado outros pontos e mirantes, é sempre inesquecível como a flora brasileira é completa, repleta de vida. E um dia de sol, ou o pôr do sol especificamente, podem tornar a vista ainda mais inesquecível.
Veredito
Conhecer um lugar como o Ninho das Águias é uma experiência única, que merece ser apreciada sem pressa, para curtir o visual e a quantidade de pessoas que se aventuram por lá.
A grande dica é que você aproveite o dia em Nova Petrópolis e dê um pulo por lá, pois assim você também curte as estradas e conhece um pouco mais do interior do Rio Grande do Sul e toda a sua beleza.
Fonte: malaprontagramado.com.br
Fotos: Reprodução