Em uma noite dedicada a reconhecimentos e homenagens, o Jantar Ranking Agas apresentou o vigor de um setor que, diante dos desafios, se supera a cada ano – assim como os homenageados eleitos pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) no encontro. A solenidade ocorreu em Bento Gonçalves, na noite de segunda-feira, 9 de abril, reunindo cerca de 850 participantes.
Ao apresentar o desempenho dos estabelecimentos ao longo de 2023, premiando o desempenho deles, a Agas também condecorou quatro personalidades com a outorga do Troféu Supermercador. A distinção que simboliza o espírito comerciante do setor foi entregue aos empresários Raul Randon (in memoriam), Paulo Geremia e Gilberto Petry, além da Associação dos Amigos de Nova Roma do Sul. Outro prêmio, como Destaque Jovem do ano, foi concedido para Roberta Barreto.
O presidente da Agas, Antonio Cesa Longo, exaltou os ganhadores dos méritos. Disse que os homenageados representam uma classe de empresários com valores que prezam pelo desenvolvimento socioeconômico coletivo da sociedade, sendo modelos a serem seguidos. “Todos carregam qualidades do mercador do setor de alimentos, prezando pela fé e pelo trabalho. São pessoas compromissadas pelo relacionamento verdadeiro e pela dedicação em fazer com inovação, colocando as pessoas em primeiro lugar e, assim, propondo um crescimento de todos que fazem parte de sua cadeia de negócio”, disse.
O momento de reconhecimento, sempre muito emocionante, teve reforço nesse quesito neste ano. A ocasião em questão foi a entrega do Troféu Supermercador ao fundador das empresas Randon, Raul Randon (1929-2018), ícone industrial gaúcho, cuja distinção foi recebida pela viúva do empresário, dona Nilva Therezinha Randon. “É uma honra receber esse prêmio em nome do Raul Anselmo Randon. Ele foi um homem que sempre manteve sua dedicação aos negócios aliada à sua família, comunidade e ao bem-estar social de todos”, disse, dona Nilva, recomendando: “Que este prêmio sirva como um lembrete do poder transformador que uma vida dedicada ao serviço e à excelência pode ter”.
Também especial foi a entrega da distinção ao fundador da rede de restaurantes Di Paolo, Paulo Geremia, no ano em que se completam três décadas do início de sua operação. “Esse prêmio é de extrema relevância pela grandiosidade e abrangência que a Agas tem, representando um setor que é muito próximo ao meu, de alimentação”, agradeceu Geremia. “O prêmio, para mim, significa um momento de conquista, mas mais do que isso, de satisfação por saber que estamos num caminho de construção, de crescimento, de fazer um projeto acontecer, e sempre junto com a comunidade. Me sinto muito honrado porque é um prêmio que nos dá um patamar a mais de realização e confiança e que reforça o compromisso e responsabilidade de fazer sempre mais”, ressalta.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, também foi agraciado na noite de distinções. “O troféu Supermercador simboliza não apenas um reconhecimento pessoal, mas sim reflete o esforço diário de todo o setor industrial desde as linhas de produção até os pontos de venda”, disse.
Quem também celebrou a conquista oferecida pela Agas foi a Associação dos Amigos de Nova Roma do Sul. A entidade, liderada pelo empresário Tranquilo Tessaro, foi criada após as enchentes de setembro do ano passado destruírem um dos principais acessos ao município, a ponte sobre o Rio das Antas. A nova estrutura, financiada de forma coletiva, foi inaugurada em janeiro. “É imensurável a gratidão por esse reconhecimento ao que a comunidade fez. Ser reconhecido por uma entidade do porte da Agas é sinônimo de que o que fizemos ficou marcado, então nosso sentimento é de uma enorme gratidão. É um reconhecimento que não há valor que pague, porque foi percebido que o que a comunidade fez foi algo que vai ficar para história, vai ficar marcado para sempre”, enfatiza.
A presidente da Agas Jovem, Roberta Barreto, foi eleita Destaque Jovem do ano e expressou sua gratidão pelo reconhecimento da Agas, uma associação tão relevante para o setor supermercadista no Brasil. “Um dos pilares fundamentais da minha gestão é a busca pela relevância, procurando ser significativa em todas as ações para meus colegas e contribuir com inovação e desenvolvimento do setor. Além disso, procuro exercer uma gestão de servidão, servindo ativamente aos meus colegas e ao setor supermercadista”, destaca. Ela também ressaltou que ao receber o prêmio, representa não apenas o legado de sua família, mas também o sucesso das demais famílias supermercadistas gaúchas, que através do Agas Jovem, estão desenvolvendo uma geração capacitada e líderes relevantes para o setor. Atualmente, ela dirige na Agas Jovem 380 sucessores de supermercadistas e fornecedores.
O momento das premiações reservou uma homenagem surpresa ao presidente da Agas, Antonio Cesa Longo, que recebeu uma placa em reconhecimento por suas contribuições como empresário e líder setorial. A placa foi assinada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves e pelo Sindilojas Regional Bento.
Foto: Larry Silva