A Secretaria de Segurança (SEMSEG) e a Defesa Civil de Bento Gonçalves estão preparando uma importante ação de treinamento para voluntários civis que atuaram durante os resgates das vítimas dos deslizamentos ocorridos no interior do município. Na terça-feira, 19, representantes das duas entidades se reuniram para alinhar as últimas ações para o treinamento, que ocorrerá no próximo dia 1º de dezembro no Parque de Aventuras Gasper.
O treinamento será realizado em dois turnos (manhã e tarde) e terá a participação de 50 a 60 pessoas, entre voluntários e membros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que farão simulações de resgates e técnicas de salvamento. A iniciativa visa aprimorar as habilidades dos voluntários, capacitando-os com técnicas mais avançadas de resgate e atendimentos de emergência.
O coordenador dos voluntários civis, Vicente Tomasi, participou da reunião e ressalta a importância do engajamento da comunidade nesse tipo de ação. “Este treinamento é uma oportunidade ímpar para envolver a população e, ao mesmo tempo, integrar os setores público e privado em um trabalho coletivo pela nossa cidade. Nosso objetivo é criar uma estrutura cada vez mais preparada para a nossa comunidade, sempre com o foco no bem-estar de todos. Esperamos que os voluntários que participarem deste treinamento se tornem propagadores do conhecimento adquirido, para que, em uma situação real, todos estejam prontos para agir”, afirma.
Envolvimento das forças de segurança e defesa civil
O tenente-coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva, chefe da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 9 (Crepdec 9), destacou a importância da prevenção e preparação. “Nosso foco é salvar vidas. Começamos com o básico, mas à medida que os grupos evoluem, vamos aprofundando o treinamento. O mais importante é que cada um saiba até onde pode ir e, assim, juntos podemos criar uma comunidade forte e engajada para atuar em situações de emergência”, pontua.
Conforme o secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, o encontro foi de suma importância para alinhar as ações do treinamento. “Estamos trabalhando para garantir que o dia seja proveitoso para todos os envolvidos. Esse tipo de treinamento não só aprimora as habilidades dos voluntários, mas também reforça o espírito de comunidade e a integração das forças de segurança em nosso município”, reforça.
A expectativa é que, nos próximos meses, seja realizado um segundo treinamento, com a participação do Corpo de Bombeiros, ampliando ainda mais o leque de habilidades e conhecimentos dos voluntários e das equipes de resgates locais.
Foto: Rodrigo De Marco