A Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU) iniciou nesta quarta-feira, 5 de novembro, algumas alterações na sinalização do trânsito na avenida Osvaldo Aranha, no bairro Cidade Alta. A via é uma das principais ligações da região norte-sul e uma das alternativas de acesso a RSC-470.
As alterações visam promover maior organização e fluidez no trânsito, principalmente no trecho localizado entre a travessa Carazinho e a rua Tupaciretã. Neste trecho, o trânsito de veículos é bastante congestionado em virtude dos diversos cruzamentos e semáforos que exigem as paradas obrigatórias aos motoristas.
De acordo com o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro, as modificações já eram objeto de estudo há vários meses pelos técnicos da secretaria, e também um pedido de alguns motoristas que trafegam diariamente pela avenida. Na semana passada, Mauro Moro, acompanhado do secretário de Viação e Obras Públicas, Sérgio Gabrielli e do prefeito Guilherme Pasin percorreram o trecho para avaliar as proposições e conversar com a população. “São intervenções simples, mas, que irão contribuir para que tráfego circule melhor organizando os pontos críticos” destaca Moro.
As modificações também visam aumentar a segurança de tráfego, a redução dos riscos de acidentes, além de moderar eventuais congestionamentos. Entre as principais medidas adotadas estão a retirada de alguns estacionamentos aumentando o espaço para circulação de veículos e a implantação de um sistema de refúgio para ingresso dos veículos com segurança na via.
Onde estão localizadas as modificações:
Avenida Osvaldo Aranha, sentido Centro-Bairro
1) Antes da rua Visconde de São Gabriel, retirada do estacionamento do lado direito da via, após a parada do ônibus, gerando uma pista independente para conversão à direita;
2) Antes da travessa Gilberto Tim, retirada do estacionamento do lado direito da via, a partir do nº 1053, gerando uma pista independente para conversão à direita, com recuo da carga e descarga;
3) Antes da rua Dr. Montaury, retirada do estacionamento do lado direito da via, a partir da vaga para frete, gerando uma pista independente para conversão à direita;
Avenida Osvaldo Aranha, sentido Bairro-Centro
4) Antes da Rua Livramento, retirada do estacionamento do lado direito da via, a partir da rua Tupanciretã, gerando uma pista independente para conversão à direita;
5) Antes da travessa Carazinho, retirada do estacionamento do lado direito da via, após o nº 1620, gerando uma pista independente para conversão à direita.
No semáforo da rua Visconde de São Gabriel
6) Na rua Visconde de São Gabriel, proibido a conversão à esquerda no acesso a avenida Osvaldo Aranha, com nova sinalização na Rua Dante Larentis como opção para acesso à rótula na avenida Osvaldo Aranha, ou então no sentido oposto, acesso para a rua Carazinho.
7) Assim a pista da direita da avenida Osvaldo Aranha, sentido Centro-Bairro, será livre, mantendo o fluxo de veículos contínuo.
No cruzamento com a rua Dr. Montaury
8) Retirada de estacionamento no lado direito da via, no acesso para a avenida Osvaldo Aranha, das últimas quatro vagas, gerando uma pista independente para conversão à direita, deixando a pista da esquerda para os que fazem conversão a esquerda ou vão em frente na rua Livramento.