Na terça-feira, dia 11, ocorreu a última reunião do Trade Turístico de Bento Gonçalves em 2025. O encontro foi realizado na agência da Sicredi Agro e reuniu representantes do setor para um momento de troca de informações e alinhamento das ações voltadas à promoção do turismo local.
Durante a reunião, foi apresentada a programação do Natal Bento 2025, pelo secretário de Turismo Henrique Núncio, um dos principais eventos do calendário municipal, além de um balanço com estatísticas turísticas referentes ao período de janeiro a outubro de 2025, contemplando o número de visitantes e o perfil dos turistas que estiveram no município, apresentado pela secretária-adjunta Natália Madalosso.
A reunião também contou com a participação da diretora da Rede Dall’Onder Hotéis, Maite Dall’Onder Michelon, e da gerente comercial da Giordani Turismo, Cátia Silva de Melo, que compartilharam dados, experiências e estratégias relacionadas à presença das empresas em feiras e eventos voltados à promoção de Bento Gonçalves como destino turístico.
Após, foi realizado um bate-papo com o gerente regional da operadora Azul Viagens, André Almeida, que apresentou propostas e parcerias voltadas à ampliação da divulgação do município e de seus atrativos turísticos em diferentes mercados, reforçando o compromisso do trade em fortalecer o setor e impulsionar o fluxo de visitantes na região.

Estatísticas
A secretária-adjunta apresentou, na ocasião, as estatísticas cumulativas referentes ao período de agosto a outubro de 2025, destacando os números de visitantes e o perfil dos turistas que passaram por Bento Gonçalves. “Eu trago os dados dos últimos três meses, para que possamos ter uma noção do crescimento e dos avanços obtidos nesse período. Quando falamos sobre o tempo de permanência, seguimos com uma média de duas a três noites por visitante”, ressaltou.
Segundo ela, o objetivo é fazer com que os turistas permaneçam mais tempo na cidade. “A gente sabe do potencial da nossa cidade e que podemos fazer com que esses visitantes permaneçam por mais tempo aqui, desfrutando de todos os nossos atrativos, sejam eles culturais, de turismo ou de aventura”, destacou.
Ela observou que, durante este ano, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) já atendeu 14.282 visitantes. “Os estados com maior representatividade aqui na nossa cidade são o Rio Grande do Sul, que dispara na frente, seguido por Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro”, frisou Natália.
De acordo com a secretária-adjunta, a procura de visitantes estrangeiros por Bento Gonçalves vem crescendo de forma constante. “Atualmente, registramos uma média de 3% a 4% de turistas internacionais por mês em nossa cidade. Entre as principais nacionalidades que nos visitam estão Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Portugal, Estados Unidos, Itália, França, Colômbia e Suíça”, destacou.
Segundo Natália, 85% das pessoas que vieram até Bento Gonçalves no último mês estavam a turismo. “A nossa maior representatividade é de casais com filhos, conforme os atendimentos que recebemos nos CATs, mas também temos um percentual de pessoas que viajam sozinhas, em família, casais com filhos e grupos de amigos”, ressaltou.
Além disso, Natália destacou que grande parte dos visitantes já esteve na cidade em outras ocasiões. “O que mais observamos é o retorno de pessoas que já conheciam Bento Gonçalves, muitos estão aqui pela segunda ou terceira vez. Isso é muito positivo, pois mostra que os turistas têm boas experiências, recomendam o destino e acabam voltando para aproveitar novamente o que a cidade oferece”, afirmou.
Segundo ela, a estimativa é de que Bento Gonçalves já tenha recebido mais de 1 milhão de visitantes neste ano.
A técnica de turismo Denise Holleben reforçou a necessidade de que os empresários de Bento Gonçalves participem das feiras que acontecem tanto no país quanto no exterior. “Quanto mais gente no balcão, mais gente falando de si mesma, o resultado é muito maior, vocês podem ter certeza disso. Pense agora no planejamento de 2026, quando as associações se reúnem para definir as ações”, destacou.

Importância de estar nos eventos
Cátia explicou que, durante este ano, a Giordani Turismo participou de 17 feiras nacionais e três internacionais. “Além dessas, as operadoras têm seus eventos próprios e a participação dos seus agentes de viagens, que trabalham com eles”, contou.
Ela também destacou a participação na Festuris, feira de turismo realizada em Gramado. “Este ano foi surpreendente. Conseguimos estabelecer muitos contatos, mesmo com uma equipe reduzida. A participação foi fundamental para que pudéssemos divulgar o material promocional de Bento Gonçalves e conversar diretamente com diversos representantes do setor”, afirmou.
Maite observou que, ao participar dos eventos, as empresas não estão apenas vendendo seus serviços, mas promovendo o destino como um todo. “A gente fala de dentro, de todos os atrativos que temos aqui na região, e quando a pessoa se encanta com isso, eu digo: ‘precisa de hotel? Estou lá’. Essa é a ideia, vender o destino”, mencionou.
A diretora da Rede Dall’Onder Hotéis destacou ainda que é mais vantajoso trazer as pessoas para o município do que fazer visitas individuais oferecendo o produto. “Mesmo apresentando materiais audiovisuais, não conseguimos transmitir a mesma experiência de quem vive o destino. Como acreditamos muito no nosso produto, um lugar completo, que só precisa de mais promoção, entendemos que a forma mais barata e eficaz é trazer as pessoas até aqui”, afirmou.
A gerente comercial da Giordani Turismo pontuou que, durante as ações, a equipe conseguiu distribuir 23 mil revistas do destino. “Nosso material, além de apresentar os atrativos e passeios operados pela Giordani, divulga o trade turístico como um todo”, salientou Cátia.
Ela também ressaltou a importância de um reposicionamento de Bento Gonçalves no mercado nacional. “Quando falamos em reposicionamento junto às operadoras, não significa que estejamos fora do mercado, mas que precisamos ampliar novamente nosso espaço e visibilidade. Já tivemos uma presença forte, mas, por alguns fatores, acabamos perdendo um pouco dessa projeção. Agora, o foco é retomar esse destaque, fortalecendo nossa atuação em feiras e eventos, participando de capacitações voltadas aos agentes de viagens e promovendo a comercialização dos produtos turísticos, especialmente os que valorizam a identidade da Região Uva e Vinho”, explicou.
Durante sua fala, Cátia também destacou a importância de fortalecer a união entre o setor público e a iniciativa privada como estratégia essencial para o crescimento do turismo em Bento Gonçalves. Segundo ela, o trabalho conjunto é fundamental para potencializar a divulgação do destino e ampliar o tempo de permanência dos visitantes. “Nosso destino tem autenticidade e exclusividade, por isso as parcerias públicas e privadas são tão importantes. Precisamos desenvolver novos pacotes com hospedagem, ampliar a oferta de atrativos e rotas, investir em campanhas de comunicação integradas e trabalhar de forma colaborativa para atingir mais pessoas. Além disso, o calendário de eventos é um diferencial que nos ajuda a atrair ainda mais visitantes”, ressaltou.
Leia mais no site do Semanário.