Na tarde de quarta-feira, 11, por volta das 15h, trabalhadores que realizavam uma limpeza na área conhecida como “Tenda do Colau”, na Serra das Antas, em Veranópolis, encontraram um fragmento de corpo humano. O local foi severamente atingido pelos deslizamentos de terra ocorridos em maio deste ano.
De acordo com o Delegado de Polícia de Veranópolis, Tiago Baldin, o fragmento encontrado era um pedaço de antebraço, localizado entre os destroços e entulhos da estrutura. “Era uma mão, um pedaço de antebraço, saindo dos destroços ali de dentro da tenda”, relatou Baldin.
Após o achado, os trabalhadores notificaram o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que imediatamente comunicou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Polícia Civil foi então acionada para o local. Às 16h30min, a equipe policial confirmou a presença do fragmento e registrou o caso como encontro de cadáver.
O DNIT disponibilizou uma retroescavadeira para realizar uma limpeza mais profunda, enquanto a perícia foi chamada de Caxias do Sul para examinar o material. O delegado Baldin informou que, após a retirada do antebraço, o Corpo de Bombeiros foi acionado para verificar se o fragmento pertencia a um corpo inteiro ou se era apenas um antebraço. A conclusão foi de que se tratava apenas de um antebraço.
O fragmento foi enviado para exame de DNA, uma vez que há uma forte suspeita de que possa pertencer a uma das vítimas dos deslizamentos, cuja morte foi registrada sem a presença de um antebraço. O fragmento estava em estado de mumificação, conforme relatado pelos peritos.
A operação no local durou cerca de cinco horas e meia, encerrando-se por volta das 21h. “Agora aguardamos os resultados da perícia genética para confirmar se esse antebraço pertence a uma das vítimas do local”.” A Polícia Civil continua investigando o caso e espera esclarecer a identidade do fragmento encontrado.”, disse Baldin.
Foto: Letícia Fracasso / Reprodução