Por Diogo Segabinazzi Siqueira
As melhores decisões para a vida das comunidades sempre surgem nas rodas de conversa, quando todos têm a oportunidade de se ouvirem e levarem em consideração as necessidades de cada um. Por isso, conselhos como o Bento +20 são tão importantes, especialmente na nossa cidade. Este projeto de fato, está nos ajudando a pensar a Bento Gonçalves do futuro. O que fazemos é nos inspirar na visionária paixão dos nossos colonizadores que transformaram essa terra com belezas naturais encantadoras em uma cidade próspera, econômica e socialmente pulsante.
Por isso, o papel da Prefeitura é pensar que obras e projetos como o urbanismo, a mobilidade urbana e a infraestrutura precisam dialogar com o presente, mas também com o que virá. Este é o motivo pelo qual insistimos tanto em educação para o futuro, saúde, infraestrutura e incentivamos que os setores empreendedores consigam ter um ambiente propício para investimentos, e dessa forma possam pensar na tecnologia e inovação. Precisamos olhar para trás, valorizar o que foi feito e pensar no futuro, e Bento faz isso como poucas cidades sabem fazer.
Nós sabemos que o desenvolvimento passa pelo turismo e pelas nossas vinícolas, mas também pela indústria e pelos novos modelos de negócios que estão surgindo. Por outro lado, trabalhamos com afinco na segurança e na saúde pois o amanhã será mais seguro, se o futuro for pensado agora.
É por tudo isso que obras, realizadas pela Prefeitura, como exemplo o Complexo Viário Zona Sul, a ampliação do Hospital Público e a parceria com a UCS para inserir estudantes no ambiente acadêmico não são projetos que resolvem algo imediato. Elas são sementes que garantem que estaremos prontos para o futuro. Neste sentido, o trabalho do Bento+20 é fundamental pois dá unidade a um ecossistema de soluções e fortalece a democracia. Assim, unidos pelo diálogo, como é o nosso costume, fortalecemos a nossa cidade e a preparamos para os desafios do amanhã.
*Diogo é prefeito de Bento Gonçalves