O bento-gonçalvense Thiago Cusin representa todos os homens neste Dia do Homem, comemorado na próxima segunda-feira, dia 15. Ele é filho de Larri e Margareth Felipetto Cusin, esposo de Carolina Pereira Silveira e pai de Helena e Pedro Henrique. Ele diz que sua família é o seu ponto forte, pois a estrutura familiar em que foi criado auxiliou em sua trajetória e em ser quem é hoje. “Tive uma infância muito feliz, com uma base familiar muito sólida. Meus pais são meus maiores exemplos de perseverança, força e união”, revela.
Determinado, desde criança aprendeu a correr atrás de seus ideais. Após a conclusão do ensino regular, ingressou na faculdade de medicina da Universidade de Caxias do Sul. Ao final da graduação, morou na capital gaúcha, onde estudou e morou por cinco anos. “Neste período, fiz especializações: em Cirurgia Geral no Hospital Nossa Senhora Conceição e em Urologia no Hospital de Clínicas de Porto. Nesta época, conheci minha esposa. Uma das curiosidades de sua vida é que por dez anos ele foi piloto profissional de automobilismo (kartismo). “Disputei campeonatos nacionais e internacionais, sendo em alguns deles consagrado campeão. Essa fase de minha vida me tornou mais forte e também competitivo”, pontua.
Atualmente, Dr. Thiago, que é urologista e andrologista, atende em seu própria Clínica, contando com bloco cirúrgico para realização de pequenos procedimentos cirúrgicos e exames. Sua carreira não iniciou por acaso, seu primo e um grande amigo serviram de exemplo para que ele trilhasse esta profissão. “Meu primo, Dr. Daniel Cusin, que é radiologista e meu amigo, Dr. Jorge Bergamin, cardiologista, me incentivaram a seguir a carreira médica. Sempre tive como exemplo o respeito ao próximo, virtude que meu pai me ensinou muito bem, e vi na medicina uma possibilidade em aplica-la”, avalia. Em constante aprimoramento de seu conhecimento técnico, Cusin ressalta que isso é primordial para a compreensão, acolhimento e auxílio de seus pacientes.
Ele relata cuidar de sua saúde com a prática esportiva e alimentação saudável e percebe que isso é corriqueiro entre os demais do sexo masculino. Segundo Cusin, o homem não cuida somente do visual, mas cada vez mais se preocupa com a saúde. “Atualmente recebo no consultório muitos homens preocupados e com desejo em realizar check-up. Até pouco tempo atrás, exames como o de próstata eram evitados ao máximo. Este exame é de suma importância, pois, desta forma, podemos diagnosticar patologias da próstata, e dentre estas cito o câncer de próstata, que hoje é o mais comum do homem e o quarto em mortalidade. Por isso o grande impacto na realização deste exame. Com um simples toque retal e exame de sangue, podemos evitar a morte precoce causada por esta patologia. Portanto, os homens devem ter este cuidado, deixando o preconceito de lado”, esclarece.
Para o futuro, ele revela: ‘’ Como objetivos para o futuro tenho em minha vida profissional manter a busca incessante na melhoria dos tratamentos para com meus pacientes, e na vida pessoal manter a união familiar’’. “Com a prática da medicina, pude perceber que a felicidade está nas pequenas coisas e que a vida deve ser vivida todos os dias, planos longos devem ser feitos, mas não devem ser nosso objetivo final, pois estes podem nunca chegar”, pontua.
Por Thiago Cusin
Você tem hobbies ou passatempos? Cozinhar;
Sushi ou assado? Gosto dos dois, mas prefiro assado;
Felicidade: felicidade é um momento de plena satisfação por estar fazendo aquilo que se gosta com pessoas que se gosta.
Saúde: a única coisa que realmente precisamos para viver;
Praia ou campo? Praia;
Um lugar especial? Minha casa;
Um ídolo: Meu pai;
Uma paixão: Minha esposa;
Música? Qual sua preferida? Too Late – Banda Elixir Inc.;
Livros? Homo Deus;
Viagens? Todas, mas a última teve significado especial, pois foi a primeira viagem com meus dois filhos e minha esposa, em que passamos muito tempo juntos e vivemos experiências inesquecíveis.