Um homem de 54 anos, tenente aposentado da Brigada Militar, foi preso preventivamente por suspeita de atuar como armeiro de um grupo criminoso em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), vinculada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com apoio da Corregedoria-Geral da Brigada Militar e da Delegacia de Roubos.

Batizada de Operação Gunsmith, a ofensiva é resultado de quatro meses de investigação. Segundo a Polícia Civil, o militar da reserva atuava a serviço de traficantes no bairro Jardim Krahe, realizando manutenção, reparação e modificação de armas de fogo. Ele não tinha antecedentes criminais.

“Esse homem atuava há anos com a organização criminosa. Ele manuseava armas sem registro e com numeração raspada. Além disso, também suspeitamos que produzia armamento artesanal para traficantes”, afirmou a delegada Samieh Saleh, titular da Desarme.

Durante a operação foram apreendidas oito armas: quatro pistolas, um fuzil, duas carabinas e um revólver. Também foi confiscada uma impressora 3D que, conforme as investigações, era utilizada para confeccionar acessórios de armamento.

Além do cumprimento da ordem de prisão preventiva, o suspeito foi detido em flagrante por posse ilegal de munições. Ele reside em uma área dominada majoritariamente por uma facção com base no Vale do Sinos e onde há atuação minoritária de outro grupo criminoso oriundo da Vila Bom Jesus, na zona Leste de Porto Alegre. De acordo com a Polícia Civil, o preso seria ligado ao primeiro grupo.