Em entrevista, o sócio proprietário do O Boticário na cidade, Sirlesio Carboni Junior, ressalta o importante trabalho e a paixão de sua mãe Glaci pela empresa. O empresário ainda fala sobre as lojas, a venda direta, a digitalização, os projetos e a sua visão sobre o comércio local.
Recebemos pessoas com e sem experiência. Cabe a nós darmos uma oportunidade
O maior crescimento do O Boticário é a venda direta
Natural de Bento Gonçalves, Sirlesio Carboni Júnior, junto ao irmão Leonardo, foi criado praticamente dentro do Boticário, onde em 1987 sua mãe, Maria Glaci Troian Carboni (in memorian), abriu a primeira franquia na cidade. Formou-se em Engenharia Elétrica pela PUC-RS em 2003. Em 2012 retornou a Bento Gonçalves para ajudar a mãe e o irmão no negócio familiar. Hoje, com 40 anos, é casado com Paula Bettoni Carboni, tem duas filhas, a Joana e a Clara, e administra as três lojas e a Central de Venda Direta do Boticário da cidade, além de fazer parte da Diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG).
O Boticário em Bento
Tudo começou com minha mãe, em 1987, durante uma viagem com o pai para Santa Catarina. Ela viu os produtos O Boticário em uma loja e já começou a imaginar como seria abrir a franquia em Bento. Depois de analisar e planejar o negócio conseguiu abrir a primeira loja na Galeria Solar e, um tempo depois, mudou para um espaço maior na Via del Vino. Além da matriz, temos mais duas lojas, uma no L’América Shopping e outra no Shopping Bento, e a Central de Venda Direta.
Dona Maria Glaci
Minha mãe sempre representou O Boticário para nós, pois foi a sua paixão. Desde o início ela batalhou muito para ter esse negócio. Administrou por 30 anos tudo isso com seu olhar empreendedor. Sempre teve uma personalidade forte, mas foi muito boa e justa. Minha mãe faleceu em fevereiro de 2020, aos 70 anos, e para mim e meu irmão, hoje, estar à frente da empresa é ainda mais importante, pois sabemos o quanto significava para ela e nossa família. Sua partida foi muito traumática, pois o câncer a levou muito rapidamente. Hoje fico feliz de ter voltado para Bento, ter ficado com ela esses últimos anos e ter visto o amor dela pela loja. Nesse período, celebramos os 30 anos de franquia, em 2017. Acredito que onde ela estiver está feliz e orgulhosa em saber que estamos aqui com as lojas dando o nosso melhor. Ela foi um exemplo e estamos felizes em ter um negócio sólido, e, com certeza, vamos honrar tudo que ela fez.
A volta para Bento
Depois de me formar, fui convidado por um professor da PUC-RS para abrir um laboratório de Comunicações Wireless, na época em que estava começando a digitalização da TV. Logo fui contratado. Especializei-me em televisão digital e fiz mestrado na área de Comunicação Digital. Meu irmão, logo depois, se formou em Biologia, em 2008, e voltou para Bento para ajudar minha mãe nos negócios. Em 2012, uma grande mudança aconteceu no Boticário com o anúncio de um novo canal de vendas, a Venda Direta (VD). O negócio vinha evoluindo muito rapidamente e foi neste momento que a mãe e o Leonardo fizeram a proposta para eu voltar para Bento e ajudar na empresa. Não foi uma decisão fácil, pois apesar de eu gostar e vivenciar as lojas, eu tinha um bom trabalho e uma vida estabelecida há 15 anos em Porto Alegre. No final de 2012, retornei e assumi a tarefa de cuidar principalmente da Venda Direta. Hoje tenho certeza de que foi uma decisão acertada.
A venda direta
O Boticário representa uma marca sólida, inovadora e sempre na vanguarda no negócio de cosméticos. Completou 44 anos de existência e nós estamos há 34 em Bento. Possui mais de 800 franqueados no Brasil e 3.800 lojas, além de uma representatividade no exterior. Hoje é a maior franquia de cosméticos do mundo e nos fornece todo o suporte necessário, mas, ao mesmo tempo, temos muitas obrigações, o que não impede de gerirmos o nosso negócio também de formas particulares para a nossa região. Com a chegada da VD, o Boticário “virou uma chave”, e foi uma decisão muito acertada, pois entrou em um nicho que não explorava e que apresentava um gigantesco potencial. Hoje, o maior crescimento da marca está no canal de VD, que já representa 45% do negócio e hoje atuamos com quase 600 revendedoras em Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.
Curso de sucessores
Tenho formação em outra área, mas isso não impediu de obter uma qualificação para gerir a franquia. Uma das inovações do Boticário é o Futuro em Nossas Mãos, que representa um curso de sucessão para capacitar operadores no negócio. Hoje, percebe-se que muitas empresas familiares acabam não conseguindo se manter no mercado por falta de preparo dos sucessores. Não poderia assumir o negócio da minha mãe, junto com ela, sem ser homologado operador. Realizei o curso por dois anos, onde ia diretamente à fábrica, em Curitiba. Algo bem focado, com muitas dinâmicas e com trabalho direcionado dentro da empresa para que pudéssemos entender o nosso negócio. Tive um trabalho de conclusão, com banca, como se fosse uma nova faculdade, e tivemos inclusive formatura. A partir deste momento fui homologado operador e pude ter o nome no negócio. Hoje, Leonardo e eu somos os sócios e operadores da franquia da cidade junto à uma equipe muito competente e dedicada de loja e Venda Direta.
A era digital
A perda da mãe, um mês antes do início da pandemia, trouxe várias mudanças. Tivemos que nos adaptar e organizar o negócio daquele momento em diante. Neste período turbulento, a principal força da marca, como um todo, foi a VD, que “segurou as pontas” em época de lojas fechadas pelo Brasil inteiro. Os revendedores já usavam meios digitais para realizar seus pedidos e isso facilitou neste momento. Hoje, já atendemos por WhatsApp em loja, com entrega ou retirada, e recebemos os pedidos do site oficial do Boticário, com opções de retirada ou entrega com muito mais rapidez. Essa digitalização veio para ficar, temos certeza disto, mas também sabemos que nossas lojas são e sempre serão nossos pontos focais para gerar experimentação de qualidade que nossos produtos e nossas consultoras podem fornecer.
Produtos
O carro-chefe do O Boticário é a perfumaria, que por muitos anos segue sendo a marca líder nesse segmento. O produto mais vendido é o perfume Malbec Tradicional, feito do álcool vínico, e logo depois o creme acetinado do Lily, que é feito com o óleo essencial do lírio. Além da perfumaria trabalhamos com toda linha de cuidados para o corpo, maquiagem e cabelos. Recentemente, também, começamos a disponibilizar mais uma marca do Grupo Boticário, a “Quem Disse Berenice?”.
Espaço do revendedor
Hoje nosso objetivo é expandir a área de Venda Direta, que não é padronizada como nas lojas, criando um Espaço do Revendedor. Uma loja voltada para nosso revendedor, onde ele entra, pega seu carrinho, faz as compras, realiza experimentação e, ao sair, escolhe sua forma de pagamento. Em questão de lojas, existe a possibilidade de abrirmos quiosques na cidade, mas uma quarta loja, quem sabe no futuro. Vamos ter ainda algumas surpresas na área de produtos, pois outras marcas do grupo O Boticário já estão sendo oferecidas para os franqueados e logo iremos trazer para Bento.
Perfil de cliente
O cliente está cada vez mais exigente, tanto o cliente final de loja quanto o nosso revendedor. O atendimento precisa ser primoroso para que o consumidor tenha uma ótima experiência na compra dos seus produtos, e, por isso, trabalhamos sempre para oferecer um produto e um atendimento de qualidade. Hoje, a vantagem de termos uma Central de Venda Direta na cidade, em relação a concorrência, é que temos um estoque próprio, com pronta-entrega, sem a necessidade de longas esperas para receber seus pedidos.
O Comércio de Bento
Sempre estamos acompanhando o comércio da nossa cidade. Temos um potencial enorme para o consumo, então, vejo o comércio mais forte em tentar trazer opções e novidades. Infelizmente, a pandemia fez com que muitos estabelecimentos acabassem fechando suas portas.Acredito em uma retomada. Temos muita gente boa na cidade que quer empreender. O consumidor é exigente, então, o segredo para se manter em Bento é a qualidade no atendimento. Temos que ouvir nossos clientes. A segurança é um fator importante, que está cada vez melhor, pois o comerciante quer se sentir seguro, saber que sua loja não vai ser assaltada durante à noite. Muitos empreendimentos novos estão chegando, que vão somar muito para a cidade. Estamos bem servidos, mas ainda vamos melhorar.
Dificuldades do comércio
Muitas lojas fecharam na pandemia, porque não conseguiram manter os custos, principalmente no centro da cidade. Para um comerciante abrir seu negócio e se manter estável financeiramente, não está fácil, e isso é um fator bem complicado para ter novos negócios na área central. O que se vê com tudo isso é que as lojas estão saindo do eixo só do centro, buscando alternativas para o negócio. Há complicadores e temos que encontrar as soluções, fazer a nossa parte, olhando outras áreas da cidade que estão crescendo também para este ramo de atividade.
Mão de obra
Na nossa área, infelizmente, existe uma certa rotatividade natural do negócio, logo deixamos quase sempre aberta a opção de entrega de currículos. Temos oportunidades, mas a questão de experiência é uma coisa delicada. Há pessoas que não têm e que buscam uma oportunidade e nem sempre conseguem. Recebemos currículos de pessoas com e sem atuação na área, e cabe a nós dar essa primeira oportunidade. O jovem também tem que se capacitar para conseguir um bom emprego, tem que estar sempre estudando e evoluindo. Gente tem e lugar para trabalhar também.
Conselho para o empreendedor
Abrir um negócio hoje em dia deve ser uma tarefa pensada, estudada e articulada. O empreendedor tem que entender e saber o que quer, seja uma loja própria ou uma franquia, por exemplo. O importante é estudar o nicho onde está se inserindo, o produto que irá fornecer, o local, a questão financeira, o retorno, para ver se o negócio vai ser lucrativo e durável. Deve prever momentos de alta e de baixa, por isso a importância de uma análise de mercado. Os negócios que duram mais e prosperam fazem essa análise de uma forma correta. Todos estes fatores devem ser pensados e estudados antes de se tomar uma decisão.
O Ultramaratonista Sirlésio
Minha terceira paixão, fora a minha família e o meu negócio, é a corrida. Sou ultramaratonista, com admiração pelas trilhas e montanhas, e já corri provas de até 130 km. Comecei a correr em Porto Alegre, em 2010, no asfalto, e quando voltei para Bento descobri outras áreas e relevos próprios da nossa região, o que me fez começar a correr pelo nosso interior, com nossas incríveis paisagens e terrenos desafiadores. Dessa paixão, surgiu a BTR-Bento Trail Runners, que criamos há quatro anos, e hoje é uma Associação de Corredores com 54 associados, a qual sou o atual presidente. Já participei de mais de 150 corridas neste meu período de corredor amador, e posso destacar algumas provas que marcaram minha vida, como a UTMB percorrida ao redor do Mont Blanc, na França, com 125 km por meio dos Alpes e a Ushuaia by UTMB, onde percorri 130km na neve do Ushuaia, na Argentina. No Brasil, corri a La Mision de 80km, na Serra Fina, em Minas Gerais, onde alcancei o quarto ponto mais alto do Brasil, a pedra da Mina, a quase 3000m de altitude. Hoje, digo que a corrida me faz ser uma melhor pessoa, tanto na vida pessoal quanto na profissional, pois me traz paz e concentração para realizar as atividades do dia a dia.