Lançamento oficial do evento, que ocorre de 1º a 3 de dezembro, foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura
De 1º a 3 de dezembro, no Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, ocorre a 4ª edição da Tecnovitis – Feira de Tecnologia para a Viticultura. A solenidade de lançamento do evento foi realizada nesta semana com a presença de lideranças municipais, de entidades e comissão organizadora.
A atividade é realizada a cada dois anos pelo Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG), que reunirá, em um mesmo espaço, cerca de 100 expositores, que conhecerão as tecnologias e as novidades para o setor vitivinícola. O evento seguirá os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde por conta da pandemia de coronavírus. O acesso será gratuito.
O presidente do Sindicato, Elson Schneider, lembrou a trajetória das edições anteriores da feira, que surgiu em 2014, quando se teve a iniciativa de fundar o sindicato. “Como uma entidade diferenciada, com novos ares, novas tecnologias e entendemos que nós precisaríamos de um momento de tecnologia para nossos viticultores. Então, em 2015 foi o primeiro modelo e assim a gente tomou a iniciativa de concretizar esse grande desafio”, pondera.
Ele lembrou que a atividade é organizada pelo próprio sindicato. “Quero agradecer a todas as nossas equipes de trabalho, principalmente quem está no dia a dia junto a entidade sindical, além do apoio dos demais patrocinadores”, enfatiza.
O prefeito, Diogo Siqueira, afirma que a Tecnovitis é importante para Bento, bem como para a região da Serra Gaúcha. “Esse evento enriquece o município. A única forma de poder permanente é o conhecimento, todas as outras fases passam com o tempo, mas o conhecimento é o que realmente gera riqueza e poder e é esse poder que a gente tem que ter como região de referência”, explica.
O padre da Paróquia Santo Antônio, Luis Carlos Conci, abençoou a realização do evento, lembrando que a fé sempre foi importante na vida dos viticultores.
Além dos expositores e da extensa programação, durante a edição da feira ocorrerá a 56ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Viticultura. Também há expectativa pela presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e do presidente, Jair Bolsonaro.