Venho dizendo há um bom tempo que nossa economia está com sérios problemas como tendência futura notadamente pela atuação dos governos, especialmente o federal, pelo excessivo endividamento público e políticas econômicas que tendem a criar mais problemas do que soluções. Aumentar a arrecadação sem cortar gastos não resolve.

Fonte: Tesouro Nacional

Essa dívida gera pressão nos juros futuros pois o governo precisa parar taxas mais altas para financiar o rombo e conseguir agentes econômicos que “emprestem” dinheiro ao tesouro nacional que, combinando isso com a inflação alta que geram mais juros no curto prazo, tendem a retrair a economia e gerar mais problemas de renda para a população.

Somente em 2024, os gastos com juros consolidados dos governos foi de R$ 950,4 bilhões. Eu disse 950,4 bilhões de Reais. Isso é mais do que todo o investimento no programa MCMV no Brasil inteiro em 2023.

Escrevi também, há quase 2 anos, que previa que nosso país poderia passar por estagflação, ou seja, estagnação do crescimento com inflação, uma das situações mais delicadas em termos econômicos pois o país para de crescer, ou cresce menos, e, mesmo assim, os preços não param de subir.

Comentei que essa conta iria chegar para o povo e para o governo federal. Chegou agora e a última pesquisa do Datafolha apresentou essa realidade para a presidência de nosso país.

Fonte: Datafolha

Aprovação de somente 24%. Significa também que 74% não aprovam (regular para baixo, onde 2% não sabem ou não responderam). E querem enganar dizendo que falta propaganda ao governo.

Mas parece que o mais importante é colocar o Bolsonaro na cadeia.

Na minha opinião, nosso governo federal é um tanto travado, parado, que não atua, muito fechado, onde falta criatividade.

A avaliação de que é um problema de comunicação está totalmente fora da realidade.

O que interessa para nós, o povo, é a inflação, emprego, renda, qualidade de vida, educação e segurança. Do que adianta termos bons números no PIB se a inflação corrói tudo, se os juros estão na estratosfera (e vão aumentar mais ainda), se há insegurança em tudo e não podemos falar tudo o que queremos?

O povo está cansado de ser ludibriado por campanhas de marketing. Ninguém se importa com as eleições em 2026. Na minha opinião, já manifestada, Lula não concorrerá ano que vem.

O povo brasileiro quer chegar lá vivo, com educação, segurança, qualidade de vida e com o salário que garanta uma sobrevivência mais do que digna e com expectativa de um futuro melhor. Será que é pedir muito?

Estão tapando o sol com a peneira, com ajuda da grande imprensa.

Pense nisso e sucesso.