Um homem de 31 anos, suspeito de cometer estupros em Bento Gonçalves foi preso na tarde de quarta-feira, 18, durante buscas realizadas por equipes da Brigada Militar, após relatos sobre os crimes praticados na cidade. O indivíduo foi capturado no bairro Santa Marta, por volta das 16h40min, após o setor de inteligência e da Foça Tática do comando militar realizar buscas pela região, com base nas características repassadas pelas vítimas.
A captura ocorreu em um matagal existente na região. Segundo a Brigada Militar, ao perceber a presença policial, o suspeito empreendeu fuga, sendo perseguido e preso pelos agentes. Após a detenção, vítimas reconheceram o criminoso que foi conduzido até a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam), onde foi apresentado à autoridade policial e, posteriormente, encaminhado à Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, sendo decretada sua prisão preventiva pelo Poder Judiciário.
Em coletiva de imprensa, na sede do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º Bpat), no final da noite de quarta-feira, representantes da Polícia Civil e da Brigada Militar relataram o trabalho de captura do indivíduo, além de elucidar a forma como ele agia para praticar os crimes. Conforme a as autoridades policiais, o preso é suspeito de render e estuprar uma mulher no bairro Botafogo. De acordo com a polícia, ela caminhava em via pública, quando foi abordada pelo homem, nas proximidades da linha férrea existente no local.
Para praticar o crime, o indivíduo estava armado com um facão, ameaçando a vítima e obrigando a mesma a ir até um local onde ocorreu o crime. Durante o ato, a vítima relatou em depoimento que o homem tentou sufocá-la, afogá-la em uma poça de lama e ainda a agrediu. A moça só conseguiu fugir, no momento em que entrou em luta corporal com o bandido, buscando ajuda em uma residência existente nas proximidades.
Logo após o estupro praticado, a vítima foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para realizar os procedimentos determinados para esse tipo de crime. Posteriormente, em depoimento junto à Delegacia de Polícia, a vítima relatou o ocorrido e repassou as características do criminoso. Segundo as informações, o homem é natural de Getúlio Vargas e estaria em Bento Gonçalves há pouco tempo, como andarilho. Além do crime de estupro, o indivíduo é suspeito de cometer roubo a pedestre, furto e outras tentativas de abuso sexual.
Após ser capturado, ele ficou sob custódia da Brigada Militar até que o pedido de prisão preventiva fosse autorizado pelo Poder Judiciário.