O Ministério da Saúde começou a distribuir as primeiras doses da vacina Abrysvo, destinada à proteção contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite em crianças pequenas. Conforme o governo, assim que Estados e municípios receberem os lotes, a aplicação nos postos de saúde será imediata.
Produzida pela Pfizer, a vacina foi incorporada neste ano ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e será aplicada exclusivamente em gestantes, em dose única, a partir da 28ª semana de gravidez. A estratégia busca garantir que os bebês já nasçam com proteção contra o vírus.
A chegada do imunizante ao SUS ocorre em um cenário de preocupação. Segundo o Boletim Infogripe da Fiocruz divulgado na quinta-feira (4), foram registrados até 29 de novembro cerca de 43,7 mil casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) provocada pelo VSR no país, sendo 82% em crianças menores de dois anos.
O vírus é responsável por até 40% das pneumonias e 75% dos casos de bronquiolite nessa faixa etária, que concentra a maior parte das hospitalizações ao longo do ano.
De acordo com o Infogripe, a vacinação pode ter papel importante na redução das internações por VSR já em 2026.