*Antônio Cesa Longo

Passados alguns dias do encerramento da nossa Expoagas 2024 e já de olho em projetos que alicercem o desenvolvimento de diferentes cadeias de nossa economia nesta reta final do ano, estamos convictos de que a superação foi a palavra de ordem nesta 41ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados. No dia 13 de junho, a Expoagas 2024 estava cancelada, mas graças a lideranças incansáveis da FIERGS e a mais de três mil trabalhadores de diferentes setores, construímos juntos em dois meses a melhor e mais qualificada edição deste evento tão simbólico de retomada.

Ao deflagrarmos o projeto Ajuda Sul, de apoio à recuperação do RS, sempre entendemos que o nosso papel seria de longo prazo. O trabalho de reconstrução não é tão simples, já que os impactos financeiros, estruturais, psicológicos e emocionais que esta tragédia nos causou jamais poderão ser mensurados. Aos poucos, os voluntários vão precisando voltar às suas rotinas, outras notícias relevantes ganham notoriedade e tudo parece estar em seu lugar. Mas a nossa superação será lenta e dura, mas com glória redentora no final. Por isso, ainda que naquele momento mais crítico tenhamos feito cartilhas, lives orientativas, doações de mais de 20 mil embalagens para marmitas, 14 mil cestas básicas, 7 mil kits de limpeza, 6 mil cobertores, 25 caminhões truck de água, e muito mais com o apoio de entidades coirmãs, da ABRAS e de muitas empresas do setor, sabíamos que os supermercados seguiriam por muito tempo como protagonistas da superação.

Mais uma vez, assim como na pandemia, nosso setor mostrou sua essencialidade, garantindo o abastecimento das famílias gaúchas mesmo com estradas e aeroportos fechados. Muitos funcionários do setor também foram atingidos, alguns ainda assim estiveram limpando suas casas em um turno e as empresas em que atuam no outro. Por isso, a AGAS entra em uma segunda fase da sua campanha de reconstrução aportando R$ 10 mil reais para cada supermercado atingido, a fim de que ele distribua 5 mil reais aos seus funcionários e outros 5 mil reais aos seus clientes, em vale-compras que só podem ser utilizados na loja atingida. A AGAS também é parceira na reconstrução da ponte de Guaporé, possibilitando aos pequenos produtores rurais locais que escoem sua produção, na compra de maquinários e computadores para a Fundação Pão dos Pobres e para o Hospital Pronto Socorro de Canoas, e na construção de 20 casas do Projeto Front, em parceria com a Girando Sol, em comunidades atingidas de Arroio do Meio.

As ações da superação certamente não param por aqui, mas é fundamental que atividades de incentivo de desenvolvimento da economia, como a Expoagas, sejam fomentadas. Por isso, estamos dispostos a fazer um grande evento em Bento Gonçalves, em abril de 2025, no Fundaparque, que certamente será repleto de oportunidades. Esse é o nosso papel neste momento de recomeços. E assim, juntos, alcançaremos todos a superação deste momento tão complicado que o Rio Grande atravessou.

*Presidente da Agas e Diretor do Apolo Supermercados