Enquanto as estradas permanecem intransitáveis devido aos estragos causados pelas chuvas, um grupo de agricultores do interior de Bento Gonçalves demonstrou um espírito de solidariedade exemplar. No domingo, 5 de maio, eles se uniram para transportar a pé um gerador de 250kg a partir de Veranópolis até as propriedades rurais isoladas na região do vale do Rio das Antas.
O gerador é crucial para manter os freezers em funcionamento, preservando os alimentos nas propriedades que estão sem energia há dias. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, o agricultor Cedenir Postal, aproximadamente seis famílias estão isoladas na região, com o único acesso completamente destruído pelos deslizamentos e inundações.
A compra do gerador foi uma iniciativa solidária, realizada por um vizinho em Veranópolis, e um conhecido levou o equipamento de carro até onde era possível. A partir daquele ponto, um grupo de nove pessoas se mobilizou para carregar o gerador sobre uma ponte da linha férrea e, em seguida, por trilhas até as propriedades.
Para garantir o máximo de tempo de funcionamento do gerador, as famílias têm adotado um racionamento de energia, utilizando-o apenas por algumas horas por dia. No entanto, os desafios persistem, com relatos de saques em residências e a necessidade de tratar animais em propriedades vizinhas.
Enquanto equipes de resgate continuam em busca de desaparecidos e trabalham na abertura de vias e no levantamento dos estragos, a solidariedade entre os agricultores oferece um raio de esperança em meio à adversidade. A orientação é que as famílias que saíram de suas casas não retornem devido à previsão de mais chuvas nos próximos dias.
Foto: Cedenir Postal / Arquivo Pessoal