O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira elegeu sua nova diretoria em 22 de maio. A nova chapa assumirá a direção em 27 de junho e permanecerá no comando por quatro anos, com mandato até 26 de junho de 2029.

Gerência
A nova diretoria é composta pelo presidente reeleito Cedenir Postal, pela 1ª secretária Alana Foresti, pela 2ª secretária Teresinha Massoco Paese, pelo 1º tesoureiro Gilmar Cantelli e pelo 2º tesoureiro Giovani Strapazzon.“Nós temos cinco jovens que compõem a diretoria, o que será o diferencial desta nova equipe”, enfatiza o presidente. “Nosso estatuto prevê que precisamos ter 20% de jovens em todas as instâncias: na diretoria efetiva, na suplência, no Conselho Fiscal e na suplência do Conselho Fiscal”, explica.
Segundo Postal, a nova diretoria se reunirá nos próximos dias para definir as propostas. “Vamos montar as estratégias do que iremos trabalhar daqui para frente. Tudo será trabalhado em conjunto. Não será uma decisão apenas do presidente, mas de toda a diretoria”, afirma o presidente.
Sobre sua reeleição, Postal enfatiza a importância de todos os membros da diretoria, destacando que, apesar das diferenças legais em suas funções, suas opiniões e contribuições que têm o mesmo peso. “Essa é a minha característica e quero mantê-la nesta nova gestão”, afirma.
Segundo ele, os membros serão ouvidos para debater a melhor forma de assumir a diretoria, tendo como objetivo sempre os associados. “Todos têm seu poder de voz para contribuir para o melhor andamento e o melhor atendimento aos agricultores”, ressalta.

Vantagens
De acordo com o presidente, o Sindicato oferece diversos atendimentos a seus associados, incluindo atendimento jurídico, seguro, plano de saúde, dentista conveniado, topografia, projetos para financiamento agrícola, realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), ITR, CCIR e contratação de mão de obra. Além disso, Postal destaca os convênios com laboratórios e hospitais, que oferecem desconto para os associados do sindicato.
A agroindústria também conta com grande apoio do Sindicato, de acordo com Postal. “Ela recebe um apoio muito significativo do sindicato nas mais diversas feiras que ocorrem no Estado. O sindicato faz as inscrições das agroindústrias e participa com todo o apoio”, enfatiza.

Mudanças
De acordo com o presidente, os obstáculos no campo são muitos. “O desafio é a reconstrução e também enfrentar nossa nova realidade: as mudanças climáticas, que nos trazem eventos cada vez mais extremos e recorrentes”, explica.
Uma das prioridades da nova diretoria é incentivar a adesão ao débito em conta para o pagamento das mensalidades. Essa medida visa à comodidade dos associados, eliminando a necessidade de pagamentos presenciais mensais. “Temos um plano de saúde com o qual firmamos uma parceria para baratear o preço para os agricultores. São algumas das ações, mas vamos aumentando o leque de benefícios”, conclui.