Na última quinta-feira, 28, ocorreu no Plenário Fernando Ferrari da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, a Sessão Solene de Outorga da Portaria de Louvor e homenagem pela passagem dos 62 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira (STR).

Na solenidade compuseram a mesa, o deputado estadual Elton Weber (PSB), o secretário do Desenvolvimento da Agricultura, Mauro Villa, o vereador Thiago Fabris (PP), o proponente da Lei de homenagem aos 62 anos da Fundação, Paulo Roberto Cavalli, o Paco, (PTB) e o representante para as homenagens, o presidente do Sindicato, Cedenir Postal.

Segundo Postal, estar a frente da entidade é um desafio. “As dificuldades da classe agricultora são grandes. No passado, era a organização da venda, tem a questão do preço mínimo da uva e cada vez a burocracia é maior, com o agricultor tendo que estar sempre atualizado dos avanços que temos. Nossa entidade existe para auxiliar, ajudar o agricultor com o que ele precisa”, destaca.

O presidente da entidade, Cedenir Postal (ao centro), recebeu a homenagem do deputado estadual Elton Weber, o proponente da Lei, Paco (à esquerda), o vereador Thiago Fabris e Mauro Villa (à direita). Foto: Nathielly Paz

Solenidade

A sessão iniciou com a fala de Cavalli, o proponente da Lei de homenagem. “Como agricultor é uma honra poder prestar esta homenagem. Ao longo destes 62 anos, esta instituição se dedicou incansavelmente ao fortalecimento e à valorização do setor agrícola local, tornando-se um pilar para o desenvolvimento da região e de seus agricultores. A jornada trilhada pelo Sindicato é um testemunho de compromisso e dedicação, com o intuito de promover o progresso da comunidade rural. A entidade tem sido uma importante voz na defesa dos interesses da classe, contribuindo para a formulação de políticas públicas que beneficiam os agricultores”, declarou.

Em seguida, o deputado estadual, Elton Weber, pronunciou no Plenário. “Este Sindicato nasceu das dificuldades dos agricultores e hoje, continuamos enfrentando muitos desafios, sejam climáticos ou econômicos”, frisou.

Após isso, discursaram Mauro Villa, Cedenir Postal e por fim o vereador Thiago Fabris.

Postal ressaltou as lutas dos agricultores e a importância da instituição. “Só Deus sabe o quanto passa na cabeça dos agricultores a vontade de largar tudo, mas o amor pela terra e a certeza de estarmos fazendo nosso melhor nos mantém de pé. Não é novidade tudo o que o nosso interior sofreu desde setembro do ano passado, diante de um inimigo jamais imaginado, que provocou perdas imensuráveis, inclusive de vidas. Mas estamos aqui, dando sequência ao trabalho”, declarou.

Foto capa: Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves/divulgação.